O universo do marketing digital está em constante evolução.
Novas redes sociais, estratégias e possibilidades surgem a todo momento. Com isso, quem trabalha com produtos digitais precisa ficar atento e rever estruturas de tempos em tempos. Neste sentido, trabalhar a esteira de produtos digitais se torna, dia após dia, uma necessidade básica.
Mas, você sabe o que é uma esteira de produtos?
Se acaso a resposta for não, continue a leitura para descobrir com os especialistas da Cademí:
- O que é esteira de produtos digitais
- Exemplos práticos de esteira de produtos digitais
- Qual a importância dessa estratégia
- Como criar uma esteira para o seu negócio digital
- A melhor experiência para seus alunos
O que é esteira de produtos digitais
Como você divide os produtos do seu negócio digital?
A esteira de produtos propõe a criação de uma sequência de produtos que serão ofertados aos clientes. Um após o outro, de acordo com o que você resolve uma dor e outra surge.
Para ilustrar, imagine uma loja de acessórios de prata. Você faz a primeira compra, um colar, meses depois retorna para adquirir o produto polidor de pratas. E, mais tarde, para soldar a peça que quebrou.
Isso é um exemplo prático do que é uma esteira de produtos.
No digital, o objetivo também é resolver os problemas que a sua persona encontrará durante a jornada e aprofundamento no tema discorrido. Uma diferença é que você pode dividir seus produtos em três frentes:
- front-end: menos aprofundados e, por isso, mais baratos;
- back-end: mais profundas e, por isso, mais caras;
- high-end: conteúdos diferenciados como, por exemplo, mentorias e com valor elevado.
Para que a esteira funcione, é importante trabalhar o inside sales e uma estratégia de e-mail marketing. Além disso, é interessante que os produtos estejam de acordo um com o outro para surtir o efeito desejado.
Afinal, se acaso a loja de pratas também vendesse super cola não conseguiria o retorno dos clientes, certo?
Exemplos práticos de esteira de produtos digitais
Ainda ficou em dúvida? Calma, o time de especialistas da Cademí separou alguns exemplos de esteira de produtos digitais para deixar ainda mais claro.
Vamos imaginar que você tenha um negócio sobre marketing digital. O seu produto é um curso sobre tráfego pago. Depois dele, você pode oferecer:
- Planilhas automatizadas;
- E-books sobre novas estratégias;
- Atualizações sobre mudanças dos algoritmos e sistemas;
- Mentorias em grupo;
- Mentorias um a um;
A esteira vai te ajudar a manter o cliente depois da próxima compra e, também, a conquistar o cliente que ainda não pode investir o valor cheio de uma mentoria.
Na Cademí, sempre incentivamos nossos clientes a trabalharem dessa forma.
A Gabi Cervantes, do Gabi Flix, por exemplo, tem em sua esteira de produtos:
- Perpétuo Lucrativo (checklist)
- Funil Scriptado (curso)
- Método Funil Eterno (treinamento completo)
- Programa Atena (mentoria)
Todos ficam dentro da plataforma, o que impulsiona as vendas internas ao deixar claro a jornada completa disponível no mesmo lugar.
Qual a importância dessa estratégia
Atualmente, o grande desafio de quem trabalha com negócios digitais é manter o cliente após a conversão e aumentar o LTV do negócio. Em outras palavras, ampliar o tempo em que um lead convertido gera lucro.
Afinal, de acordo com o OutboundEngine adquirir um novo cliente pode custar cinco vezes mais do que reter um existente. E, dados da 99FIRMS apontam que clientes existentes têm maior probabilidade de gastar mais.
Sendo assim, trabalhar a esteira é mais barato e eficiente do que focar 100% da estratégia na aquisição de novos leads.
Além disso, trabalhar a esteira ainda ajuda a melhorar a autoridade. Visto que você terá mais produtos para criar sua imagem como especialista, além de ter um maior número de provas sociais e dados do seu sucesso.
Como criar uma esteira para o seu negócio digital?
Convencido a implementar essa estratégia no seu negócio?
De acordo com os especialistas da Cademí – primeiro Hub de membros do Brasil – esse é um processo que pode ser dividido em algumas etapas. Para começar, é importante conhecer seus clientes e o mercado.
Então, se você ainda não tem uma definição de nicho e análise de mercado, esse deve ser o primeiro passo. Faça um estudo, invista no benchmarking e no desenvolvimento da sua persona. Para só então começar o desenvolvimento dos produtos.
Nesse momento, o indicado é pensar em produtos de acordo com a esteira. Neste momento, também é importante pensar no design e na experiência dos seus alunos. Onde eles vão consumir o conteúdo? Como vão saber dos outros produtos do seu negócio digital?
Por fim, é a hora do lançamento e do pós-vendas.
A melhor experiência para seus alunos
Investir numa área de membros que ofereça a possibilidade de colocar todos os seus alunos, inclusive de isca digital, e onde você possa fazer vendas internas é o melhor caminho para ter ainda mais resultados com a sua esteira de produtos digitais.
Além disso, a navegabilidade irá fornecer uma melhor experiência e alunos mais satisfeitos.
Para entender melhor como essas plataformas funcionam, clique aqui e agenda uma ligação estratégica com o time da Cademí.