Nos últimos anos, o valor pago para adquirir leads subiu de maneira astronômica – estudos apontam que o aumento foi de cerca de 91%. Um reflexo da combinação de uma série de fatores, entre os quais estão:
- Maior competição por atenção
- Saturação do mercado
- O comportamento do consumidor que muda constantemente
- Mudanças constantes nos algoritmos das plataformas
Por isso, conseguir leads baratos é provavelmente um desejo unânime entre infoprodutores. A verdade que muitos não sabem é que isso ainda é possível. Inclusive, existem produtores digitais trabalhando com a CPL de 2015 em pleno 2025.
O segredo deles é: atualizar as estratégias e repensar sempre. O que você fará ao continuar e leitura deste arquivo e entender:
- Tudo sobre o novo funil de vendas online
- O que é o funil diamante
- Como se divide o funil diamante
- Como criar um funil de vendas
Tudo sobre o novo funil de vendas online
Para começar, é importante abrir mão das estratégias antigas e se adaptar ao novo. E isso deve começar pelo seu funil de vendas.
O funil de vendas foi proposto pela primeira vez em 1898. De lá até aqui, o comportamento de consumo mudou e, não só isso, o consumidor passou a entender a lógica por trás das estratégias.

Em um exercício rápido: alguma vez você preencheu uma landing page com um e-mail que usa menos? Provavelmente, sim. Afinal, já sabia que uma enxurrada de e-mails de venda iriam encher sua caixa de entrada.
Então, porque espera que seus leads não tenham o mesmo comportamento?
Ele já sabe que ao preencher sua LP vai entrar para uma régua de comunicação. Já sabe, também, que a sua isca digital é uma isca digital. Com isso, é cada vez mais difícil fazer o ICP se tornar lead através do funil tradicional e garantir que os leads sejam qualificados e não curiosos que só querem o conteúdo gratuito.
Deste modo, surgiu o funil diamante. O novo funil que, em 2025, garantiu resultados como:
- A Patrícia Roberta, que multiplicou o faturamento 10x
- O Rayur, que conseguiu 3600 leads em dois meses
- O Diego Lima que saiu de R$ 0 de faturamento para R$ 977 mil sem tráfego pago
Mas, o que é funil diamante
Desde que o marketing digital existe, inúmeros funis foram desenvolvidos. Funil de isca, de livro, de e-mail… o funil diamante é mais uma derivação da estratégia de Elias St. Elmo Lewis.
Em todos eles, o objetivo é conquistar, qualificar e oferecer um produto.
Diferente dos funis aqui citados, você não vai criar um produto novo para trabalhar o funil diamante. O objetivo é usar o que você já tem e lapidar esse material.
Além disso, ele tem uma tecnologia própria. Desenvolvido e testado no decorrer de dois anos por Matheus Benatti e Renan Côrrea, CEO e CTO da Cademí, o funil diamante é focado em vender para público frio e criar ascensão em seguida. Deste modo, transformando leads em fãs.
“Quando eu assumi a cadeira de CEO da Cademí, minha primeira ação foi sentar com o time de CS pra entender o motivo número um de cancelamentos. O curioso foi que descobri que não era sobre a nossa plataforma, sobre a nossa tecnologia, era sobre os negócios: 85% dos cancelamentos era por falta de resultados”, explica Matheus Benatti. “E aí eu comecei a analisar com o time esses casos e ver o que motivava essa ausência de resultados”.
Segundo explica, o problema da maioria dos infoprodutores estava:
- Na copy, que precisava de pequenos ajustes;
- Na oferta;
“Além dos nossos especialistas, eu mesmo entrei em calls para indicar esses ajustes. Mas, quando a pessoa estava frustrada era difícil convencela a entrar numa call. Foi assim que começamos a pensar em como fazer a Cademí ser um impulsionador de vendas”.
Como se divide o funil diamante
E assim surgiu a ideia do funil diamante. Que, em resumo, tem uma tecnologia própria que leva os leads para um ambiente dentro da área de ensino – com layout completamente diferente e pensado para criar autoridade e levar à venda. Além disso, o conteúdo em si tem uma estrutura específica.
- Três vídeos;
- Objetivos estudados e estruturados;
- Copies que engajam;
- Fotos que geram autoridade.
Deste modo, você quebra a primeira objeção já com o ambiente onde a sua isca (que é lapidada para se tornar irresistível) é consumida. O lead assiste num ambiente de ensino e não de venda. Onde, aliás, tem dimensão da grandeza do seu negócio digital. A forma como o conteúdo é estruturado também é detalhadamente pensada para transformar curiosos em clientes ao fazê-los:
- Conhecer você;
- Gostar de você;
- Confiar em você.
Tudo com script de como trabalhar cada um dos passos nas aulas. Desde a apresentação do conteúdo até o título e a imagem da capa.
Como fazer um funil de vendas
De acordo com a explicação de Benatti, através da aplicação da estratégia, o lead fica muito barato. Mas, para isso, é preciso que o seu negócio digital esteja na Cademí. Clique aqui para conhecer o primeiro Hub de Membros do Brasil.
Sem a Cademí, não será possível aplicar o funil diamante. Mas, você pode começar por aprimorar os funis que já usa. Então, faça uma análise para entender se a sua estrutura está planejada com intenção e alinhada com o nível de consciência e maturidade do público. O passo-a-paso indica é:
- Entender o público a fundo e suas principais dores;
- Criar um infoproduto que solucione essa dor e oferecer como isca;
- Nutrir esses leads com conteúdo de valor;
- Fazer uma oferta estratégica.
Após, é importante sempre analisar e ajudar. Esses pequenos ajustes já trarão efeito. Mas, para leads com 50% do valor, será necessário trazer o seu negócio para a Cademí e usar o novo funil de vendas.