Funis que vão transformar seu negócio digital

Por Victória Silva

Tempo de leitura: 4 minutos
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Você usa funis de vendas na estratégia do seu negócio digital?

Provavelmente, sim. No universo dos infoprodutos, essa é uma etapa essencial para encontrar e converter leads. Mas, será que a aplicação está indo além do básico? Existem inúmeras possibilidades de funis de vendas e formas de transformar o seu negócio digital através deles. Você, talvez, esteja trabalhando apenas na superficialidade. 

Mas, não se preocupe, a maioria do mercado também está.

E, o mais importante, neste artigo os especialistas da Cademí vão te ajudar a mudar esse jogo ao explicar: 

O que é funil de vendas

Você, provavelmente, já ouviu falar no modelo AIDA. Esse foi o embrião do funil de vendas, criado em 1898, por Elmo Lewis: 

A – atenção
I – interesse
D – desejo
A – ação

O que Lewis criou foi uma metodologia para levar alguém do desconhecimento à compra de um produto. Em resumo, é isso que o funil de vendas busca fazer. Afinal, estamos falando da representação da jornada de compra do seu potencial cliente – desde o primeiro contato até a conversão. 

Os funis, como conhecemos, surgiram no início dos anos 2000 com base no AIDA. E, em resumo, são divididos entre:

Topo do Funil:  momento de abrir a consciência dos seus potenciais clientes sobre a dor e a solução que você oferece. 

Meio do funil: fazê-los considerar a sua solução como a melhor opção. 

Fundo do funil: seu lead está pronto para comprar e precisa apenas tomar essa decisão, sua função é ajudá-lo a dar o último passo.  

cademi.com,br - funis de vendas transformadores

Pensar no processo dessa forma ajuda, entre outras coisas, a automatizar etapas, rastrear métricas e segmentar o público com mais inteligência. Por isso, os funis de venda se tornaram tão populares dentro do marketing digital. 

Funis de vendas transformadores em 2025

É impossível dizer quantos funis existem no mercado do marketing digital hoje.

Nos Estados Unidos, nomes como Russell Brusson, Jeff Walker e Donald Miller se debruçaram na técnica e descobriram diferentes maneiras de aplicar funis de venda em negócios digitais de acordo com diferentes estratégias.

No Brasil, também temos grandes referências no assunto como, por exemplo, Rafa Marks e Érico Rocha – e que trazem um recorte importante: o padrão de consumo do público local. 

Se não dá para numerar, é possível indicar as opções nas quais vale a pena investir. 

Funil de isca digital

Tradicional, o funil de isca passou anos em desuso. Mas tem voltado a ser o queridinho dos infoprodutores. Não à toa: numa época de mudanças constantes, os canais tradicionais de comunicação tendem a ganhar forças. E o funil de isca é a melhor opção para construir uma lista de e-mails qualificada. 

Resumidamente, você precisa desenvolver  um recurso gratuito (e-book, checklist, mini curso, etc) e, em uma landing page, criar um cadastro para o recebimento desse material. 

Com o cadastro feito, o lead entra na sua sequência de e-mails. 

Funil de webinário automatizado

Também tradicional, o funil de webinário é uma ótima opção para trabalhar o topo de funil. Afinal, você fará um seminário online em que vai educar o público acerca do assunto central do seu infoproduto e fazer o seu pitch.

Neste caso, o caminho é semelhante: escolher o tema, montar a apresentação e fazer uma página de inscrição. A diferença é que a régua de e-mails já começará em seguida, com comunicações que de lembrete e conteúdos preparatórios para manter o lead aquecido até a data da transmissão.  

Funil diamante

Enquanto as duas opções anteriores já são tradicionais no mercado, o funil diamante é uma novidade que promete transformar negócios digitais. 

Se acaso você se perguntou como fazer seus possíveis clientes chegarem à página de inscrição do funil de isca ou de webnário, a resposta mais simples é: tráfego pago. Com a popularização da IA, espera-se que até 2028 o número de acessos orgânicos em blogs e sites caia em até 50%. Com isso, o valor dos leads – que já está alto – deve crescer ainda mais. 

O funil diamante surge para driblar esse problema. A promessa é de leads qualificados e baratos. 

“É uma estratégia que foi feita para se comunicar com público frio. A ideia é trabalhar produtos de front-end e fazer ascensão logo em seguida”, explica Matheus Benatti, CEO da Cademí, e um dos idealizadores do funil diamante. 

No lugar de uma isca ou webinário, neste caso você oferece três aulas que estarão hospedadas na sua área de membros. Sendo uma delas parte da sua metodologia. 

Cada aula tem um objetivo específico, mas, em resumo, a ideia é construir valor, “vender sem vender” e mostrar como a sua solução resolveu aquele problema e a metodologia completa é ainda mais transformadora.

Não é sobre oferecer um produto gratuito. Mas, sim, construir uma oferta e propor uma experiência ao potencial cliente. 

“Ao longo de dois anos, nós estudamos o mercado e as dores dos nossos clientes. Fomos desenvolvendo a estratégia e testando com um grupo de infoprodutores e os resultados foram incríveis”. 

Só para ilustrar, com o funil diamante mostrou-se possível levar leads direto para mentoria.

Mas, como aplicar o funil diamante?

No lugar de criar um produto completamente novo, a ideia aqui é encontrar o diamante da sua metodologia – o que há de melhor – e oferecê-lo como uma das aulas.

O conteúdo será oferecido no único ambiente digital em que seus leads não vão enxergar como um ambiente de vendas e, com isso, se manterão mais abertos a ouvir o que você tem a dizer: sua área de membros. 

Para dar certo, no entanto, é necessário estar numa área de membros em que você consiga colocar alunos ilimitados. Caso contrário, a taxa por aluno deixará a estratégia inviável. 

Quer colocar o funil diamante para rodar no seu negócio? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.  

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