O futuro dos infoprodutos: tendências para os próximos anos

Por Victória Silva

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é uma novidade, nos últimos anos o mercado de produtos digitais (infoprodutos) passou por uma explosão de crescimento. Em partes, esse movimento foi impulsionado pelo isolamento social causado pela pandemia de covid-19. Mas, uma vez que o EAD ganhou força, a tendência é que siga crescendo de agora em diante. 

Não à toa, universidades têm investido cada vez mais nas aulas online. E especialistas das mais diversas áreas também estão se posicionando como tutores online. 

Nesse contexto, torna-se essencial se manter um passo à frente para se destacar diante de tantas possibilidades. Por isso, neste artigo os especialistas da Cademí – primeiro Hub de Membros do país – vão te ajudar a entender o futuro dos infoprodutos. 

Continue lendo para entender:

Panorama do mercado de produtos digitais em 2024

De acordo com dados do IBGE, 83,3% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet através de banda larga fixa. Além disso, ainda existem pessoas que utilizam apenas internet móvel e via rádio e satélite – modelos comuns em cidades do interior. 

Isso significa que a maior parte do país está conectada. E explica porquê a busca por cursos online segue em crescimento em 2024 (uma crescente que teve início em 2020). 

Aliás, já é possível dizer que os cursos online deixaram de ser simplesmente um produto. E, na maioria dos casos, são a estratégia central de marketing digital de muitas pessoas. 

Nomes como Bianca Andrade (Boca Rosa) e Renato Cariani lançaram seus cursos online em 2024. Enquanto Felipe Neto deu início a um clube de leitura, que também é um infoproduto – no modelo de assinatura. Isso apenas para citar alguns nomes. 

Ao mesmo tempo que isso mostra a força do mercado de infoprodutos, acende um alerta: é preciso se destacar para ser visto. E, por isso, é importante estar sempre de olho nas tendências e se manter um passo à frente.

Tendências para o futuro dos infoprodutos

1. Diversidade de formatos de conteúdos 

Quando os produtos digitais chegaram ao Brasil eram, em resumo, e-books e cursos. Essa não é mais uma realidade. E a tendência é que cada vez mais formatos sejam incorporados pelo mercado. 

Atualmente, são infoprodutos por exemplo: 

  • Cursos;
  • E-books;
  • Mentorias;
  • Webinários;
  • Consultoria;
  • Assinaturas;
  • Podcasts.

E nos próximos anos essa lista deve crescer ainda mais. Em resumo, quanto melhor você conhece a sua persona, mais sabe qual formato ofertar a ela. E com o consumo das gerações mais novas, cada vez mais formatos devem se popularizar. 

2. Integração com IA e outras tecnologias 

A inteligência artificial já é parte da nossa rotina. Então, porque ainda não faz parte do seu negócio digital? 

Em 2025, essa é uma integração que precisa ser realidade. 

E, mais do que integrar à inteligência artificial, o ideal é também ficar de olho em outras tecnologias que possam surgir. Mais do que nunca, essas novidades precisam ser parte do seu negócio digital rapidamente. 

3. Hiper-nicho

Captar leads nunca esteve tão caro. E a tendência é que esses valores subam cada vez mais. Para driblar esse cenário, o caminho deve ser trabalhar cada vez mais com nichos. 

Pois deste modo sua comunicação será o mais assertiva possível.

Para ilustrar, vamos imaginar que em 2020 um expert vendia cursos de confeitaria. Agora, talvez o melhor caminho seja dividi-lo em vários cursos: 

  • Conceitos básicos da confeitaria;
  • Bases da confeitaria francesa;
  • Receitas para fazer uma renda extra na páscoa;
  • Receitas para fazer uma renda extra no verão;
  • Doces de natal. 

Quanto mais nichado for, mais assertivos devem ser seus criativos.

4. Menos lançamentos 

Indo no mesmo caminho, os lançamentos devem ser cada vez mais espaçados. 

Se antes um produtor digital fazia um lançamento mês, talvez, passe a fazer um por trimestre ou até menos. Para além da questão da captação de leads cada vez mais cara, outro ponto que deve levar a esse comportamento é que os clientes já conhecem a estrutura dos lançamentos e a consequência óbvia é que se inscrevem e participam menos.

– Mas, isso significa o fim dos negócios digitais?

Não. Apenas que novas estratégias devem ser implementadas. Como as vendas internas, por exemplo.

5. Multiplicidade de canais

Quais redes sociais você usa?

Há alguns anos, existia uma divisão clara sobre qual público estava em qual rede. Atualmente, as coisas não são mais tão cristalinas. Todo mundo está em todos os lugares.

Então, se acaso respondeu apenas uma ou duas, esse é o momento de garantir o seu @ nas demais e começar a produção de conteúdo em mais canais. 

Como começar um negócio digital em zero

Decidido a iniciar nesse mercado em 2025?

Então, provavelmente, agora que você conhece as tendências para o futuro dos infoprodutos está se perguntando sobre como começar. No blog da Cademí é possível encontrar inúmeras dicas. Mas, vamos a uma que vai abrir seus caminhos: o primeiro passo não é gravar o conteúdo. 

Na verdade, esse não deve ser nem o quinto passo. 

Antes de iniciar as gravações, existe um processo de pré-produção que é importante e não deve ser negligenciado. Pois é nele que mora parte do sucesso (ou não) do seu produto digital.

Então, comece por definir qual nicho de mercado você deseja trabalhar. Entenda qual habilidade você deseja compartilhar e qual recorte dará a ela. Para isso, pode ser interessante estudar o mercado e busca entender: 

  • Quais produtos de sucesso existem nesse nicho? 
  • Quais recortes são mais comuns? 
  • O que mais se repete? 

Além disso, busque, também, entender a sua buyer persona ideal. Ou seja, o seu comprador ideal.   

E não esqueça de contar com as melhores plataformas para o seu negócio. A Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – é a única onde você terá a possibilidade de fazer vendas internas e contar com uma série de outros frameworks e funcionalidades. 

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