Se você é infoprodutor, provavelmente, já sentiu que está pagando caro pelos leads. E, pior do que isso, que eles não convertem.
Antes de mais nada, queremos te acalmar: você não está só.
O custo por lead tem aumentado ao redor do mundo. De acordo com o Wordstream, empresa dos EUA especializada em soluções para melhorar o desempenho de campanhas, nos últimos três anos o CPL aumentou em 91%. No mercado americano, aliás, atualmente um lead não custa menos de U$S 23.
E convertê-los é, de fato, um esforço maior. Afinal, o público já conhece as estratégias mais populares e não se surpreende com facilidade. Mas, calma, isso não significa que é impossível conseguir leads baratos e qualificados. Apenas que é preciso investir nas estratégias corretas e que fogem do óbvio.
Dá para reduzir CPL em 50% com o funil diamante
A estratégia, construída pelos especialistas da Cademí e validada no decorrer dos últimos dois anos, é capaz de conquistar leads em 2025 como se estivéssemos em 2015.
Se acaso você quer sentir esses resultados no seu negócio digital, basta continuar a leitura deste artigo para entender:
- O que é o funil diamante
- O que torna seu CPL tão alto
- Como o custo por lead cai com funil diamante

O que é o funil diamante
O conceito de funil de vendas você, sem dúvidas, já conhece. Afinal, ele existe desde o início do marketing digital e muito antes dele. O funil diamante é uma das muitas derivações dessa base do marketing. Mas que bebe, também, de outras fontes do mercado digital e também do tradicional.
Além disso, ele tem uma tecnologia própria.
Criado por Matheus Benatti e Renan Côrrea, CEO e CTO da Cademí, o funil diamante utiliza de uma tecnologia exclusiva em que seus leads consomem o conteúdo num ambiente que não remete a vendas. E, mais do que isso, onde você tem 100% da atenção dele: a sua área de ensino.
Desse modo, a primeira objeção já foi quebrada. Seu lead não vai assistir ao conteúdo sem dar atenção por ver que está numa área de venda e imaginar que é apenas a introdução de uma venda.
Você oferece conteúdo rico e ganha atenção.
Além disso, os especialistas ainda pensaram no conteúdo detalhadamente para transformar curiosos em clientes. Para isso, o conteúdo é dividido em três aulas em que o objetivo é fazer esse ICP:
- Conhecer você;
- Gostar de você;
- Confiar em você.
Para isso, os estrategistas criaram um script de como trabalhar cada uma das aulas. Desde a apresentação do conteúdo até o título e a imagem da capa.
“Através da aplicação da estratégia, o lead fica muito barato. Aí o trabalho continua. É preciso educá-lo e a ascensão vai acontecer dentro do Hub de Membros”, explica Matheus Benatti.
O Rayur, do Universidade do Dota, por exemplo, adquiriu 3600 leads em dois meses e vários deles pularam do conteúdo de isca direto para a mentoria.
Como o custo por lead cai com o funil diamante
A gente sabe, essa é a dúvida que está na sua cabeça neste momento.
Para além do movimento de mercado e o número de ofertas, existem outros motivos que fazem a CPL ficar alta. Em geral o erro está em:
- Criativos pouco atrativos
- Ofertas frias ou sem diferencial
- Páginas de captura com baixa conversão
- Falta de estratégia de conteúdo e nutrição
Todos eles são trabalhados no funil diamante. Visto que o playbook da estratégia oferece script de criativos de alta conversão e a construção de estratégia tem um passo a passo para a lapidação do diamante.
“A ideia não é criar novos produtos. Mas, sim, trabalhar os já existentes de modo estratégico. Notamos que a maioria dos infoprodutores não sabem criar oferta e erram na hora de identificar o que é a isca irresistível”.
Além disso, um ponto importante é a junção de: trabalhar para alcançar público frio e fazer uma oferta de low ticket.
Quando somados, todos os fatores resultam em leads baratos e em alta conversão.