ROAS e ROI: qual a diferença entre as métricas?

Por cademi

Tempo de leitura: 4 minutos
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Se você trabalha com infoprodutos ou está pensando em entrar para o mercado digital, já deve ter ouvido falar em ROI e em ROAS. Afinal, essas duas métricas são fundamentais para avaliar o desempenho das suas campanhas e tomar decisões mais inteligentes na hora de escalar o seu negócio online.

Além disso, estratégias como o Funil Diamante podem te ajudar a aumentar esses indicadores ainda mais. Mas antes disso, é preciso entender o que as siglas significam na prática e como utilizá-las corretamente. Não se preocupe, pois ao continuar a leitura, você aprenderá:

O que é ROI?

Em resumo, ROI é a sigla para return on investment, ou, em português, retorno sobre o investimento. Esse indicador mostra quanto lucro você teve em relação ao valor investido em um determinado projeto ou campanha.

Como calcular o ROI

Pode parecer complicado, mas a fórmula é simples: ROI = (lucro – investimento) ÷ investimento x 100.

Para ilustrar, imagine que você investiu R$5000,00 em um lançamento digital e teve um lucro de R$15000,00. Nesse caso, o seu ROI seria:

(15.000 – 5.000) ÷ 5.000 x 100 = 200% de ROI.

Ou seja, você ganhou o triplo do que investiu.

E o que é ROAS?

Já ROAS é a sigla para return on advertising spend, ou, em português, retorno sobre o investimento em publicidade.

Embora o ROAS seja mais comumente utilizado no marketing digital, especialmente para mensurar o desempenho de tráfego pago online (como Facebook Ads, Google Ads, YouTube Ads, etc.), a métrica pode ser aplicada a qualquer tipo de investimento publicitário, inclusive mídia offline, como:

  • Comerciais de TV;
  • Anúncios em rádio;
  • Jornais e revistas impressas;
  • Outdoors;
  • Flyers e materiais gráficos.
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O que importa para o ROAS é que seja possível mensurar quanto foi investido em determinada campanha e qual receita ela gerou diretamente.

No ambiente online, o rastreio de resultados é mais preciso. De forma simples e com poucos cliques, é possível saber quantas pessoas viram um anúncio, clicaram, compraram e quanto foi faturado, tudo isso em tempo real. Por isso, o ROAS ganhou tanta força no marketing digital, se tornando essencial.

Já na mídia offline, a atribuição do retorno é mais difícil. É preciso usar métodos indiretos, como:

  • Cupons de desconto específicos para cada canal;
  • QR Codes rastreáveis;
  • URLs personalizadas;
  • Pesquisas com o público, quem nunca respondeu à famosa pergunta “como você chegou até nós?”.

Como calcular o ROAS

A fórmula para calcular o ROAS também é direta e simples: ROAS = receita gerada com anúncios ÷ valor gasto com anúncios.

Se você investiu, por exemplo, R$2000,00 em anúncios para vender seu curso online e faturou R$8000,00, seu ROAS foi 4. Isso significa que, para cada real investido em mídia, você gerou R$4,00 de receita.

Importância do ROI e do ROAS para o seu negócio digital

Para quem atua com produtos digitais, conhecer o ROI é essencial para entender se a operação está sendo lucrativa. Isso vale tanto para lançamentos, campanhas de tráfego pago, construção de área de membros quanto para decisões sobre contratação de equipe ou aquisição de ferramentas.

E ainda falando sobre o tráfego pago, se você o utiliza para captar leads e vender infoprodutos, o ROAS te ajuda a identificar quais campanhas estão sendo mais eficientes. É uma métrica indispensável para escala de vendas, principalmente quando você deseja otimizar investimentos e aumentar o retorno por real investido.

Como o Funil Diamante aumenta o ROI e ROAS

Se acaso você está sofrendo com ROI e ROAS ruins, o funil diamante é a melhor solução.

Em resumo, essa é uma metodologia exclusiva da Cademí. Ela foi pensada justamente para ampliar o ROI e o ROAS de infoprodutores, criando uma jornada de compra altamente personalizada e eficiente, que vai muito além de um simples funil de vendas.

O Funil Diamante parte de um princípio poderoso e utiliza uma abordagem que desperta o interesse, gera engajamento genuíno e atrai leads mais qualificados para o seu ecossistema digital.

A partir do momento em que esse lead entra na jornada, ele passa a receber conteúdos direcionados, estímulos inteligentes de compra e novas ofertas conectadas ao que já adquiriu, tudo isso dentro da própria Cademí.

Consegue imaginar o resultado disso? 

  • Menos gasto com tráfego pago, já que você continua vendendo sem precisar buscar novos leads o tempo todo;
  • Aumento do ticket médio, com mais produtos sendo consumidos por um mesmo cliente;
  • Mais controle sobre a jornada de compra, sem depender de ferramentas fragmentadas;
  • E claro, um ROAS e um ROI muito mais saudáveis, com margens de lucro consistentes e escaláveis.

Funil Diamante: o caminho mais inteligente para escalar o seu negócio digital

No mercado digital, onde cada clique pode representar uma nova oportunidade de venda (ou de desperdício de verba), entender e aplicar estratégias que geram bons índices de ROI e de ROAS é o que separa negócios comuns dos que realmente crescem com consistência.

É aí que o Funil Diamante se destaca como um verdadeiro divisor de águas.

Se você quer ver seu ROI e ROAS subindo mês após mês, talvez tenha cheado a hora de construir um negócio mais lucrativo e inteligente com essa metodologia que é uma exclusividade da Cademí. 

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