5 benefícios de vender mais para quem já é cliente

Por cademi

Tempo de leitura: 2 minutos

Saiba por que vender para quem já é cliente pode ser muito mais vantajoso do que adquirir leads novos.

Se você é um empreendedor e já tem o próprio negócio, com certeza sabe da importância de reter clientes e mantê-los satisfeitos. Vender mais para quem já é cliente pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa — isso porque, além de ser muito mais barato do que adquirir e converter novos leads, é também mais lucrativo. Neste artigo, separamos os cinco principais benefícios dessa prática.

Cross selling e upselling

Clientes existentes são o melhor público para usar estratégias de cross selling ou upselling. De modo geral, o cross selling ocorre quando você oferece um produto ou serviço adicional que complementa aquele que o cliente já comprou. Já o upselling é quando você oferece uma versão melhor e mais cara desse produto ou serviço.

Quando você já conhece os interesses e as necessidades da própria audiência, pode criar soluções personalizadas, precisas e mais bem direcionadas. É por isso que vender novos produtos para os próprios clientes tende a se tornar algo muito mais fácil e certeiro.

Redução do custo de aquisição de clientes

Vender outros produtos para a própria audiência ajuda a reduzir o custo de aquisição por cliente, também conhecido pela sigla CAC. Conquistar novos clientes pode ser algo muito custoso, especialmente quando há investimentos em publicidade paga ou em estratégias de tráfego para marketing digital. Por outro lado, quando você vende para clientes existentes, não é preciso gastar tanto em propaganda, o que pode aumentar sua margem de lucro.

Fidelização de clientes

Clientes que compram de você regularmente tendem a ser mais fiéis. Isso significa que eles provavelmente não irão mudar para a concorrência tão facilmente. Esses clientes já conhecem sua marca, seu produto e confiam em você, o que torna mais fácil vender para eles novamente. Além disso, clientes fiéis são mais propensos a recomendar sua empresa para outras pessoas, o que pode trazer novos clientes para o seu negócio sem custos adicionais.

Aumento do LTV

O lifetime value, mais conhecido pela sigla em inglês LTV, é o valor financeiro total que um consumidor gera para o seu negócio enquanto cliente. Quando você investe em fidelização e busca vender novos produtos ou serviços para sua própria audiência, seus clientes tendem a comprar de você por mais tempo e com maior frequência. Como resultado, o seu LTV passa a aumentar progressivamente, gerando mais receita para o seu negócio a longo prazo.

Criação de defensores da marca

Clientes satisfeitos e que compram seus produtos ou serviços regularmente são mais propensos a se tornarem defensores da sua marca. Eles podem ser vistos como verdadeiros aliados: compartilham feedbacks construtivos e recomendam sua marca de forma voluntária e ativa. Esses clientes ainda podem ajudar a aumentar sua visibilidade, reputação e alcance. Identificar seus defensores e incentivar essa ação pode ser uma importante ferramenta para o crescimento do seu negócio.

Conclusão

Vender mais para quem já é cliente pode trazer inúmeros benefícios. Além de aumentar receita e lucratividade, você também pode melhorar o relacionamento com a sua audiência, reduzir os custos de aquisição de clientes e até aumentar seu LTV. Além disso, ao oferecer novos produtos ou serviços para os seus clientes, você mostra que realmente se importa com eles e está comprometido em atender às suas necessidades.

Se você já tem ou planeja ter um curso online, saiba como usar as ferramentas da Cademí para vender mais para os seus alunos.

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