Como conseguir um CPL barato no seu negócio digital

Por Victória Silva

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você começou no marketing digital, precisa dominar algumas métricas para garantir que seu investimento tenha retorno e o seu negócio digital seja autossustentável. Aqui no blog da Cademí, já falamos sobre ROI e ROAS e hoje queremos saber: 

Você sabe qual é o CPL do seu negócio? 

Essa é uma métrica importantíssima que, idealmente, precisa ser monitorada todos os dias. Mas, se acaso você não sabe do que se trata ou tem dificuldade de baixar os números para ter um CPL barato, não se preocupe. Neste artigo, nós vamos te ajudar a entender: 

O que é CPL?

Antes de mais nada é importante entender o que é CPL. Essa é a sigla para custo por lead, ou seja, quanto você gasta para conquistar cada lead nas suas campanhas no Google Ads ou Meta Ads. 

Imagine que você faz uma campanha com orçamento de R$ 500, ela gera 50 visitas à sua landing page e 5 pessoas fazem o cadastro com os dados solicitados para acessar a sua isca. Neste caso o seu CPL foi de R$ 100. Afinal, os R$ 500 investidos retornaram cinco contatos.  

cademi.com.br - CPL barato com funil diamante

Essa é uma das etapas mais importantes em qualquer funil de vendas. Afinal, é aqui que você entende o custo dos seus leads e consegue calcular se o seu investimento está valendo a pena.  Um CPL alto pode indicar, por exemplo, que: 

  • A sua copy não está atrativa; 
  • Sua oferta/isca precisa de ajuste
  • Existem falhas no público alvo

Na Cademí, o CPL é um dos principais dados chave (KPI’s) para tomada de decisões durante análises e otimizações. O CPL, acompanhado de mais alguns dados, ditam mudanças na comunicação até mudanças na divisão da verba de marketing entre as campanhas”, explica Guilherme Garcia, gestor de tráfego da Cademí.

Ainda de acordo com ele, acompanhar o valor do CPL também ajuda a trazer previsibilidade de vendas. Pois é possível saber uma média de quantos leads a campanha deve trazer e quantos leads você precisa para fazer uma venda. “Se você acompanhar de perto, consegue prever quanto precisa investir para atingir a meta de vendas”, finaliza. 

Como calcular o CPL

Quer começar a calcular o CPL do seu negócio digital? Como já citamos neste artigo, o cálculo é bem simples:

CPL = Valor investido em anúncios ÷ Número de leads gerados

Vamos usar o exemplo já citado anteriormente. Você investiu R$ 500 numa campanha e teve 5 leads. 

CPL = 500 ÷ 5 = 100

Como saber se seu CPL está bom

O próximo passo, naturalmente, é saber se o seu CPL está bom. Mas, não existe uma resposta automática para essa dúvida. Isso varia de acordo com o ticket médio do seu negócio e outras variáveis.

“Existe uma tendência global de custo por leads altos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a média é de U$ 23”, explica Garcia. “O melhor caminho para entender se o CPL está bom é calcular o CAC para saber quanto é possível pagar num lead e ainda ter lucro”.

O CAC é o custo de aquisição de cliente, ou seja, o valor médio que a sua empresa precisa investir para conquistar um novo cliente. Aqui além do valor do lead você também vai considerar todos os outros investimentos: anúncios, equipe de vendas, ferramentas de marketing e produção de conteúdo, por exemplo.

Saber esse valor te ajudará a saber de maneira mais precisa se pagar R$ 100 no lead é ou não barato. 

Como conseguir um CPL barato

Já sabe que o seu CPL precisa baixar? Você não está só nessa! 

De acordo com a Wordstream, empresa estadunidense parceira do Google especializada em soluções para melhorar o desempenho de campanhas online, nos últimos três anos o custo dos leads aumentou em 91%.

Por isso, o grande desafio é conseguir baixar a CPL. O que pode ser feito ao, por exemplo, melhorar a isca digital e otimizar campanhas com frequência – como já alertado pelo gestor de tráfego da Cademí neste artigo. 

Mas, se todos os produtores digitais estão indo por esse caminho, os resultados tendem a ser mais lentos. Neste sentido, o melhor caminho é buscar estratégias como o Funil Diamante. 

Tanto por serem novas entre os produtores quanto por levarem os leads para um ambiente totalmente diferente e que não será associado a vendas. 

Mas, o que é o funil diamante?

Em resumo, essa é uma novidade que promete transformar negócios digitais ao possibilitar a aquisição de leads qualificados e baratos. 

“É uma estratégia que foi feita para se comunicar com público frio. A ideia é trabalhar produtos de front-end e fazer ascensão logo em seguida”, explica Matheus Benatti, CEO da Cademí, e um dos idealizadores do funil diamante. 

O funil diamante é feito através de uma funcionalidade exclusiva da Cademí, com a qual é possível colocar todos os leads dentro da sua área de membros. Mesmo eles consumindo um conteúdo gratuito. 

Mais do que isso, você consegue acompanhar todos os detalhes do consumo de cada lead e fazer comunicações assertivas graças ao SpyHub.  A estratégia, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, prevê uma estrutura de três aulas com objetivos específicos que levam à venda e, posteriormente, à ascensão. 

Não é sobre oferecer um produto gratuito. Mas, sim, construir uma oferta e propor uma experiência ao potencial cliente. 

Só para ilustrar o poder do funil diamante para diminuir a CPL, esses foram três resultados obtidos por infoprodutores que testaram a estratégia: 

Quer ter esses resultados? Para aplicar o funil diamante no seu negócio você não precisa criar nenhum produto novo, mas sim, encontrar o diamante da sua metodologia – o que há de melhor – e oferecê-lo como uma das aulas.

O conteúdo será oferecido no único ambiente digital em que seus leads não vão enxergar como um ambiente de vendas e, com isso, se manterão mais abertos a ouvir o que você tem a dizer: sua área de membros. 

Para dar certo, no entanto, é necessário estar numa área de membros em que você consiga colocar alunos ilimitados. Caso contrário, a taxa por aluno deixará a estratégia inviável. 

Quer colocar o funil diamante para rodar no seu negócio? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.  

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