Isca digital: como usar conteúdos gratuitos para atrair alunos

Por cademi

Tempo de leitura: 3 minutos

Nos últimos 10 anos, o mercado de produtos digitais vive um crescimento exponencial. Só no Brasil, em 2022 a Connect Soluções Digitais registrou um crescimento de 103%. 

Entre outras coisas, isso significa que outros negócios digitais querem atrair os mesmos clientes que você. Por isso, é importante ter estratégias estruturadas para vender cursos online. Neste outro post, compartilhamos dicas do time de Sucesso do Cliente da Cademí sobre como fazer isso. Entre elas estão, por exemplo: 

  • Orderbump
  • Upsell
  • Estratégia de esquenta cartão

Mas, antes de chegar neste estágio é importante conquistar leads – ou seja, o contato de pessoas que podem se interessar no seu produto. E uma das formas de fazer isso é criar iscas digitais. 

Mas, o que é uma isca digital?

Você, provavelmente, já passou por uma isca digital em algum momento.

Um e-book, masterclass e, às vezes, até um curso completo totalmente gratuito. Em que, para ter acesso, é necessário fazer um cadastro com nome completo, e-mail e telefone de contato. Os dados necessários podem mudar, mas por via de regra são esses.

A ideia aqui é oferecer algo de valor e, em troca, conseguir algo tão valioso quanto: o contato de alguém que quer aprender o que você quer ensinar.

Com os dados em mãos, você pode tanto incluir esse contato no seu fluxo de e-mails marketing quanto direcionar campanhas de tráfego mais específicas para essas pessoas.  Além disso, o que você talvez não saiba é que também existe a possibilidade de inserir esses alunos de iscas gratuitas na sua área de membros. E, com isso, gerar vendas muito mais rápido e com um custo muito menor. 

Como usar conteúdos gratuitos para atrair alunos

Na Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – nós chamamos essa estratégia de Funil Diamante. E entre nossos clientes, temos inúmeros cases de sucesso que nascem do uso de isca digital dentro da área de membros. O que acontece, principalmente, por não cobrarmos pela quantidade de alunos que um negócio digital tem. 

Em outras palavras, é possível colocar todos os seus alunos de produtos gratuitos no mesmo ambiente dos pagantes. Sem qualquer custo. 

Na prática, o aluno da sua isca digital é totalmente inserido no universo do seu negócio. E conhece tudo o que você tem para oferecer no momento em que está consumindo o seu produto, ou seja, no ápice do encantamento e da empolgação. Não tem hora melhor pra vender, concorda?

cademi.com.br - Isca digital

Por aqui, já tivemos casos de leads de isca digital que compraram mentoria dentro da área de membros. Ou seja, um lead de baixíssimo custo (às vezes até orgânico) comprando um produto de dezenas de milhares de reais. Que, num funil tradicional, demoraria meses para ser sequer oferecido. Em outro caso, em dois meses inserindo alunos de isca digital em sua área de membros da Cademí, um produtor faturou R$180 mil em vendas internas. 

Como criar uma isca digital eficaz

Convencido de que vale a pena ter iscas para o seu negócio digital? 

Então, o próximo passo é desenvolvê-las. O segredo para uma isca bem sucedida é que ela, de fato, entregue valor. Não adianta, por exemplo, criar um PDF com três páginas e chamá-lo de e-book. Seus leads vão ficar frustrados e ter uma má impressão do seu negócio. 

O sentimento precisa ser “se eu aprendi isso de graça, imagina se eu pagar”.

Além disso, outra questão importante é a sua landing page. A página de captação de dados tem que ser breve e explicativa. Não tente vender mil coisas e nem mandar  o usuário para mil lugares. O CTA (call to action ou, em português, chamada para ação) é um só: o cadastro. 

Com isso em mente, na hora de criar o produto busque as seguintes respostas: 

  • Quem é o seu público e o que ele precisa?
  • Como ele gosta de consumir conteúdos?
  • Será que a necessidade dele pode esperar uma data ou uma entrega instantânea é o que ele busca?

Por fim, lembre-se da importância de colocar a sua identidade visual nesse produto (já falamos sobre isso por aqui) e faça testes e ajustes quantas vezes forem necessárias.  

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