E-mail marketing: como criar um fluxo de e-mails para seu negócio digital

Por Victória Silva

Tempo de leitura: 4 minutos
5/5 - (3 votos)

Na hora de desenhar as estratégias do seu negócio digital, provavelmente, uma dúvida vai surgir: 

Será que ainda vale a pena investir em e-mail marketing?

Esse é um questionamento comum, que surge de uma sensação de que o e-mail marketing morreu. Não é bem assim. Essa estratégia ainda é usada pelas maiores marcas, não é atoa. Então, neste artigo o time de especialistas da Cademí vai te explicar:

Porque investir em e-mail marketing ainda é essencial

Em resumo, podemos dizer que e-mail ainda é parte da rotina da maioria das pessoas.

Em 2019 eram 3,9 bilhões de usuários ativos e a expectativa, segundo a Statista, é que em 2025 o número ultrapasse os 4,5 bilhões de usuários. Além disso, ooutra pesquisa, dessa vez da Benchmark Email, concluiu que quem compra através de e-mail gasta até 138% mais do que os clientes que têm outras origens. 

Para completar, ainda estamos falando de uma estratégia barata e que possibilita uma comunicação personalizada para o usuário. Seja por envio de mensagens no aniversário ou que façam referência a uma compra anterior, apenas para ilustrar as diversas possibilidades.

Esses dados, por si só, já mostram que ter fluxos de e-mail no seu negócio digital é importante. Mas, outra estatística é relevante aqui. Diariamente, algo perto dos 144,8 bilhões de e-mails são enviados no mundo. 

É preciso fazer um bom e-mail se quiser se destacar

Quando há uma estratégia por trás dos envios, os e-mails podem tanto gerar vendas quanto criar uma relação com o cliente e reforçar a sua marca e autoridade. Para obter bons resultados, o primeiro passo acontece antes da escrita do e-mail em si: é importante trabalhar bem a segmentação dos seus leads. 

Seja quem chega através de isca digital ou de compras, todos os contatos precisam ser organizados de modo que os e-mails recebidos façam sentido. Para ilustrar, quem acabou de comprar o seu produto, não deve receber um e-mail de oferta em que o mesmo item está pela metade do preço. 

As segmentações podem ser de acordo com: 

  • Dados demográficos;
  • Comportamento;
  • Últimas interações;

Quanto mais personalizada for a abordagem, maior será a interação. 

Formatos de e-mail marketing

Outro ponto importante, antes da escrita, é entender os diferentes formatos que podem ser aplicados ao seu negócio. Entre os quais estão, por exemplo:

  • Newsletter – conteúdo periódico, que pode oferecer dicas e novidades do seu nicho (ótimo para criar imagem de especialista e inserir o seu produto digital);
  • Conteúdo promocional – visa promover o conhecimento da sua marca. Então, por mais que fale dela a ideia não é necessariamente vender, mas, sim, se tornar referência;
  • Conteúdo comercial – tem objetivo de venda. Pode ser, por exemplo, um desconto ou divulgação de um novo produto.
  • Conteúdo de ativação – exclusivo quem adquiriu o seu produto digital.

Normalmente, um bom  fluxo de e-mails é um mix de tudo isso. Afinal, nem todos os leads têm o mesmo nível de consciência e devem receber o mesmo conteúdo. 

O que é um fluxo de e-mail marketing

Em alguns casos, os e-mails marketing fazem parte de uma sequência pré-estabelecida e planejada. Nesse caso, os envios são programados para acontecer em intervalos de tempo específicos e durante um período de tempo. 

Conteúdos como a newsletter e o promocional, normalmente, não são programados. Afinal, têm prazo de validade mais específicos (seja por a promoção ter data ou a pauta ser um assunto do momento). Mas, no caso da ativação e o promocional, os fluxos são bem importantes. 

Por exemplo: um lead que baixou o seu e-book vai receber, durante um determinado período de tempo, conteúdos sobre o tema tratado que citam o seu curso completo. Caso eles façam a compra, saem desse fluxo e entram no de ativação. Que vai ter, entre outros: 

  • Email de boas-vindas; 
  • Login e senha da sua área de membros;
  • Links de livros citados e outras dicas sobre as aulas;
  • Conteúdos que façam o aluno se manter engajado e participativo.

Quem cria a área de membros na Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – já tem a sequência de ativação criada dentro da plataforma. Mas, tanto os textos quanto a identidade visual podem ser modificados com poucos cliques, de modo totalmente intuitivo. Além disso, outro ponto importante é a lista de bounces. Onde é possível verificar os e-mails não entregues – seja por caixa cheia ou erro de digitação – e corrigir rapidamente o problema na comunicação com o seu aluno.

Voltando ao fluxo, se acaso o lead não fizer a compra, ele pode cair no funil de outro produto ou ser mantido apenas na newsletter por algum tempo. Até que faça sentido voltar a um fluxo. 

Inclusive, estar em um deles pode ativar ou não o envio de outros e-mails. 

Dica: o que fazer para seu e-mail não cair no spam 

Entre os argumentos de quem diz que e-mail marketing não funciona está a possibilidade de cair no spam. De fato, ela existe. Mas só se você não filtrar os envios. 

Aqui a dica é: não fale com quem não quer te ouvir. 

Na hora de programar sua comunicação, filtre para que apenas os contatos recentes, ativos e engajados a recebam. Pense nas redes sociais: se há poucas interações, seus posts vão sendo cada vez menos entregues.  No caso do e-mail, se não há interação, os conteúdos vão para a caixa de spam. 

Essa “limpeza” também deve ser automática. E, é importante dizer, os leads conquistados devem seguir com você. Só não se comunique com eles com frequência.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!