Como usar e-mail marketing para impulsionar seu curso online

Por cademi

Tempo de leitura: 4 minutos
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Buscando formas eficazes de promover o seu curso online e conquistar mais clientes?

Você, provavelmente, já considerou inúmeras possibilidades. Mas, talvez, tenha esquecido do e-mail marketing. Isso acontece com frequência, pois existe uma crença de que essa é uma estratégia ultrapassada. Não é bem assim. De acordo com dados do Statista, em 2022 eram 4,258 bilhões de usuários de e-mail ao redor do mundo. E, segundo uma pesquisa do Hubspot, ao menos 50% deles leem a maioria dos e-mails que recebem.

Sendo assim, não dá para subestimar o poder do e-mail marketing para impulsionar seu negócio digital.

Com uma estratégia bem definida, essa pode ser uma ferramenta valiosa. Para te ajudar, nesse artigo o time da Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – vai te ajudar a entender pontos importantes para impulsionar suas vendas com e-mail marketing:

O que é e-mail marketing?

Se acaso você tem dúvidas, como o nome sugere, e-mail marketing é é uma estratégia de marketing digital criada nos anos 70. Em resumo, estamos falando de um canal de comunicação direta entre empresa e consumidor (ou então lead). Não há algoritmo para interferir na entrega e, além disso, essa é uma estratégia mais barata quando comparada a outras possibilidades.

Por isso, segue sendo a segunda mais usada no mercado de marketing digital.

Se você deseja implementá-la ao seu negócio digital, é importante saber que o envio dos e-mails pode tanto ser solto quanto atrelado a um fluxo contínuo. Ou seja, uma sequência de e-mails já programada para uma situação específica. Só para ilustrar, o cliente que baixou um e-book recebe 10 e-mails que falam sobre o tema e indicam um curso onde é possível aprender mais.

Seja como for, é possível trabalhar diferentes objetivos. Tais como, por exemplo:

  • Vendas;
  • Awareness;
  • Construção de relacionamento com clientes.

Por não ter interceptor, essa é uma maneira simples de criar e manter conexão com os clientes e impulsionar novas vendas.

Como construir uma lista de e-mails qualificados

Quem fala que e-mail marketing não funciona, provavelmente, não tem uma lista de contatos qualificada.

Caso o seu negócio ainda não tenha essa lista, é importante começar a captação com esse objetivo: falar com quem deseja te ouvir. Para isso, adote técnicas de captação de leads como:

  • Landing pages eficientes;
  • Oferecer de materiais relevantes (iscais digitais)
  • Tráfego pago com boas segmentações;
  • Conteúdos orgânicos de valor nas redes sociais.

Essas estratégias ajudam a atrair pessoas interessadas no seu infoproduto e contribuem para a construção de uma base sólida de clientes.

Criando campanhas de e-mail persuasivas

A lista de e-mails do seu negócio digital já está qualificada? Então, o próximo passo é criar suas campanhas. O formato da sua campanha vai variar de acordo com o momento da jornada do seu cliente. Mas, são possibilidades por exemplo: e-mail promocional, newsletter e e-mail sazonal.

Então, já respondemos uma possível dúvida: não há uma quantidade certa de e-mails. Tudo depende do seu objetivo e também da etapa do funil de vendas que seu cliente se encontra.

Independente de qual qualquer coisa, é importante trabalhar textos persuasivas e que incentivem o leitor a agir.

Abrir o e-mail é a primeira ação importante. Então, é importante ter um assunto chamativo. Em seguida, com o e-mail aberto, vem a ação que você deseja. Aqui é essencial utilizar algumas práticas de copywriting para e-mail marketing. Entre outras coisas, ter um conteúdo relevante, personalizado e visualmente atrativo.

Automação de e-mail marketing

Um mesmo negócio digital pode ter inúmeras campanhas de e-mail marketing rodando ao mesmo tempo. Afinal, nem todos os leads chegam juntos e tão pouco estão no mesmo momento da jornada de compra.

Não dá pra todo mundo receber o mesmo e-mail.

Mas, também não dá para mandar todos os e-mails manualmente. Por isso, em algum momento do seu negócio vai se tornar necessário automatizar suas campanhas. Isso ajudará a otimizar o seu tempo e, alén disso, a melhorar a eficiência da comunicação. Pois será possível analisar dados como a taxa de abertura e a quantidade de cliques nos links internos.

Existem inúmeros sistemas para a automação de e-mails, como:

  • Mailchimp;
  • Active Campaign;
  • Hostinger;
  • RD Station.

Mas, quem opta por criar uma área de membros na Cademí, já tem o fluxo de boas-vindas inclusivo internamente.

Métricas e otimização de resultados

Para obter sucesso na sua estratégia de e-mail marketing, é essencial acompanhar e analisar o desempenho das campanhas. Entre as métricas importantes e que devem ser monitoradas estão: taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão.

Na sua análise, busque entender o que funciona e deve ser mantido e também os gargalos que podem ser melhorados. E, de tempos em tempos, otimize as campanhas para reavaliar e melhorar os resultados.

É importante, ainda, realizar testes e experimentar diferentes abordagens para descobrir o que funciona melhor para o seu infoproduto. 

Dicas extras para o sucesso do e-mail marketing

Além das informações deste artigo, existem algumas dicas extras que podem impulsionar ainda mais o sucesso da sua estratégia de e-mail marketing. É fundamental personalizar as mensagens de acordo com as preferências dos clientes, utilizar segmentação avançada para cada grupo de leads, realizar testes A/B para identificar as melhores práticas e integrar o e-mail marketing com outras ferramentas de marketing digital, como as redes sociais. 

Aqui na Cademí, você encontra soluções únicas e integrações com diversas ferramentas que podem impulsionar o seu negócio digital. Ao utilizar nossas soluções, é possível otimizar suas operações, melhorar o relacionamento com os clientes e gerar resultados mais efetivos em suas estratégias de marketing. Agora é hora de colocar essas dicas em prática e ver o seu infoproduto escalar!

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