Buscando formas eficazes de promover o seu curso online e conquistar mais clientes?
Você, provavelmente, já considerou inúmeras possibilidades. Mas, talvez, tenha esquecido do e-mail marketing. Isso acontece com frequência, pois existe uma crença de que essa é uma estratégia ultrapassada. Não é bem assim. De acordo com dados do Statista, em 2022 eram 4,258 bilhões de usuários de e-mail ao redor do mundo. E, segundo uma pesquisa do Hubspot, ao menos 50% deles leem a maioria dos e-mails que recebem.
Sendo assim, não dá para subestimar o poder do e-mail marketing para impulsionar seu negócio digital.
Com uma estratégia bem definida, essa pode ser uma ferramenta valiosa. Para te ajudar, nesse artigo o time da Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – vai te ajudar a entender pontos importantes para impulsionar suas vendas com e-mail marketing:
- O que é um e-mail marketing
- Como construir uma lista de e-mails qualificados
- Como criar uma campanha de e-mails
- Automação de e-mails marketing
- Métricas importantes e como analisá-las
O que é e-mail marketing?
Se acaso você tem dúvidas, como o nome sugere, e-mail marketing é é uma estratégia de marketing digital criada nos anos 70. Em resumo, estamos falando de um canal de comunicação direta entre empresa e consumidor (ou então lead). Não há algoritmo para interferir na entrega e, além disso, essa é uma estratégia mais barata quando comparada a outras possibilidades.
Por isso, segue sendo a segunda mais usada no mercado de marketing digital.
Se você deseja implementá-la ao seu negócio digital, é importante saber que o envio dos e-mails pode tanto ser solto quanto atrelado a um fluxo contínuo. Ou seja, uma sequência de e-mails já programada para uma situação específica. Só para ilustrar, o cliente que baixou um e-book recebe 10 e-mails que falam sobre o tema e indicam um curso onde é possível aprender mais.
Seja como for, é possível trabalhar diferentes objetivos. Tais como, por exemplo:
- Vendas;
- Awareness;
- Construção de relacionamento com clientes.
Por não ter interceptor, essa é uma maneira simples de criar e manter conexão com os clientes e impulsionar novas vendas.
Como construir uma lista de e-mails qualificados
Quem fala que e-mail marketing não funciona, provavelmente, não tem uma lista de contatos qualificada.
Caso o seu negócio ainda não tenha essa lista, é importante começar a captação com esse objetivo: falar com quem deseja te ouvir. Para isso, adote técnicas de captação de leads como:
- Landing pages eficientes;
- Oferecer de materiais relevantes (iscais digitais)
- Tráfego pago com boas segmentações;
- Conteúdos orgânicos de valor nas redes sociais.
Essas estratégias ajudam a atrair pessoas interessadas no seu infoproduto e contribuem para a construção de uma base sólida de clientes.
Criando campanhas de e-mail persuasivas
A lista de e-mails do seu negócio digital já está qualificada? Então, o próximo passo é criar suas campanhas. O formato da sua campanha vai variar de acordo com o momento da jornada do seu cliente. Mas, são possibilidades por exemplo: e-mail promocional, newsletter e e-mail sazonal.
Então, já respondemos uma possível dúvida: não há uma quantidade certa de e-mails. Tudo depende do seu objetivo e também da etapa do funil de vendas que seu cliente se encontra.
Independente de qual qualquer coisa, é importante trabalhar textos persuasivas e que incentivem o leitor a agir.
Abrir o e-mail é a primeira ação importante. Então, é importante ter um assunto chamativo. Em seguida, com o e-mail aberto, vem a ação que você deseja. Aqui é essencial utilizar algumas práticas de copywriting para e-mail marketing. Entre outras coisas, ter um conteúdo relevante, personalizado e visualmente atrativo.
Automação de e-mail marketing
Um mesmo negócio digital pode ter inúmeras campanhas de e-mail marketing rodando ao mesmo tempo. Afinal, nem todos os leads chegam juntos e tão pouco estão no mesmo momento da jornada de compra.
Não dá pra todo mundo receber o mesmo e-mail.
Mas, também não dá para mandar todos os e-mails manualmente. Por isso, em algum momento do seu negócio vai se tornar necessário automatizar suas campanhas. Isso ajudará a otimizar o seu tempo e, alén disso, a melhorar a eficiência da comunicação. Pois será possível analisar dados como a taxa de abertura e a quantidade de cliques nos links internos.
Existem inúmeros sistemas para a automação de e-mails, como:
- Mailchimp;
- Active Campaign;
- Hostinger;
- RD Station.
Mas, quem opta por criar uma área de membros na Cademí, já tem o fluxo de boas-vindas inclusivo internamente.
Métricas e otimização de resultados
Para obter sucesso na sua estratégia de e-mail marketing, é essencial acompanhar e analisar o desempenho das campanhas. Entre as métricas importantes e que devem ser monitoradas estão: taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão.
Na sua análise, busque entender o que funciona e deve ser mantido e também os gargalos que podem ser melhorados. E, de tempos em tempos, otimize as campanhas para reavaliar e melhorar os resultados.
É importante, ainda, realizar testes e experimentar diferentes abordagens para descobrir o que funciona melhor para o seu infoproduto.
Dicas extras para o sucesso do e-mail marketing
Além das informações deste artigo, existem algumas dicas extras que podem impulsionar ainda mais o sucesso da sua estratégia de e-mail marketing. É fundamental personalizar as mensagens de acordo com as preferências dos clientes, utilizar segmentação avançada para cada grupo de leads, realizar testes A/B para identificar as melhores práticas e integrar o e-mail marketing com outras ferramentas de marketing digital, como as redes sociais.
Aqui na Cademí, você encontra soluções únicas e integrações com diversas ferramentas que podem impulsionar o seu negócio digital. Ao utilizar nossas soluções, é possível otimizar suas operações, melhorar o relacionamento com os clientes e gerar resultados mais efetivos em suas estratégias de marketing. Agora é hora de colocar essas dicas em prática e ver o seu infoproduto escalar!