Evasão em cursos online: como evitá-la entre seus alunos

Por cademi

Tempo de leitura: 3 minutos

Não é um problema do seu curso online. De acordo com o “Mapa do Ensino Superior no Brasil 2024”, do Instituto Semesp, mais da metade dos alunos que se matriculam na Universidade não chegam ao final do curso. 

Essa evasão acontece, na maior parte, entre alunos de cursos a distância (56,3%).

Apesar do seu produto digital não ser um curso universitário, é normal que esse comportamento se repita: alunos começam, mas não chegam ao final do seu conteúdo. Na prática, isso pode gerar um número significativo de pedidos de reembolso após 7 dias. Mas, a boa notícia é que reverter a evasão em cursos online é mais simples para você do que para as universidades. E o time da Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – vai te ajudar nessa missão. 

Como evitar a evasão em cursos online

Antes de mais nada, é preciso entender que a evasão pode acontecer por alguns motivos: 

  • Dificuldades técnicas; 
  • Falta de identificação com o conteúdo;
  • Ausência de troca entre o aluno e o especialista;
  • Sentimento de solidão durante a jornada;

São vários os fatores que podem levar alguém a comprar um curso online e desistir dele. Para acabar com esse problema, então, o primeiro passo é analisar os dados e entender qual é o comportamento dos seus alunos. 

No dashboard da Cademí, é possível acessar relatórios que te ajudam a entender em detalhes os hábitos dos seus alunos. Em outras palavras, se há uma aula em específico que é pouco acessada, em que ponto ela tende a ser abandonada, etc. Isso, por si só, já é um indicador do que pode ser melhorado no seu conteúdo. Talvez regravar com mais dinamismo ou trazer exemplos mais claros.  

Mas, essa não é a única coisa que pode ser feita.

É preciso caminhar junto 

Seu aluno vai, sim, estar sozinho em casa assistindo suas aulas. Mas, é importante que ele não sinta que atravessa essa jornada de maneira solitária. Seus conteúdos precisam ser interativos e é importante ter um suporte humanizado. 

+ Como criar uma conexão com seus alunos em um curso online

Lembre-se de responder comentários e tirar dúvidas direto na plataforma. Se acaso tiver um time de suporte, podem ser boas soluções ter uma central de dúvidas via e-mail ou outro formato que seja adequado para sua equipe e público. Outras possibilidades são:  

  • Criar uma comunidade onde haja troca entre os alunos;
  • Estimular que essa troca de fato aconteça;
  • Ter um fluxo de e-mails que lembre sobre as aulas ou dê dicas adicionais;

E, tão importante quanto, na hora de montar sua área de membros, faça isso de uma maneira simples. Garanta uma navegação intuitiva e que não deixe os alunos perdidos na sua plataforma. Teste se todos os botões levam para onde indicam, se não há links quebrados, vídeos com problemas de upload, comunicação ambígua, etc.  

Em resumo, facilite a jornada e garanta que frustrações não façam parte dela. 

A gamificação também pode te ajudar

Além disso tudo, outro ponto que pode te ajudar é investir em gamificação. Visto que, em sua essência, a evasão é ausência de engajamento e tornar o processo um jogo vai fazê-lo mais interativo e divertido. 

Na educação, o recurso já tem resultados comprovadamente eficazes. 

Quem conta com a Cademí para criar sua área de membros, tem acesso a gamificação de maneira simples na plataforma. É possível, por exemplo, criar um ranking de engajamento ou de pontuação. E, a partir dele, cabe ao especialista criar recompensas que estimulem os alunos a pontuar. Por aqui, temos cases de ofertas de desconto e até de cursos gratuitos. O resultado é sempre uma evasão mínima. 

Há, inclusive, casos em que a gamificação é utilizada para gerar indicações dos alunos e, assim, conquistar novos alunos e leads qualificados a um custo reduzido. No geral, esse é um recurso que oferece diversas possibilidades e o time da Cademí está preparado para te ajudar a entender melhor todas elas. 

Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas clicando aqui. E, não esqueça,  combater a evasão requer estratégias eficientes em todas as etapas do seu curso. A Cademí oferece suporte em cada uma delas!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!