Seu negócio digital tem uma identidade visual?
Aqui, não estamos falando apenas de uma logomarca. Mas, sim, de um conjunto de elementos gráficos que definem o seu produto ou marca. Entre os quais estão, também, por exemplo:
- Paleta de cores;
- Tipografia (as fontes/letras usadas na comunicação);
- Tom de voz;
- Símbolos (brand persona, ícones, etc);
Num primeiro momento, esses podem parecer detalhes sem importância. Que, ao começar um negócio, podem ser deixados para depois. Mas, na verdade, ter uma identidade visual bem definida é importante para qualquer marca e produto. O que inclui o seu negócio digital. Então, continue a leitura para entender:
- A importância da identidade visual para infoprodutores
- Como criar a identidade visual da sua marca
- O que é uma área de membros personalizada
Importância da identidade visual para infoprodutores
Para ilustrar, vamos usar a identidade visual da Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – como exemplo. Por aqui, nós temos um manual de marca que define minuciosamente como a empresa deve ser representada. Seja em imagens para redes sociais, vídeos, textos… o objetivo é que assim que nossa comunicação seja vista, fique claro não só que se trata da Cademí mas também nossos valores e personalidade.
Isso garante que a nossa marca ganhe força no mercado e seja fixada na memória de quem passa por nós. Independente de onde seja.
Sendo o mercado de produtos digitais um dos que mais crescem no país, esse é um detalhe que faz toda a diferença na hora de comunicar um curso, e-book, mastermind, etc. Afinal, um possível aluno pode ser impactado por você e futuramente, quando estiver pronto para efetuar a compra, cair em outro infoproduto parecido e acreditar ser o mesmo.
Você, sem dúvidas, não quer que isso aconteça, certo? Então, ter uma identidade visual bem desenvolvida é o caminho a seguir.
Como criar a identidade visual da sua marca
Antes de mais nada, é importante ter a resposta de duas perguntas: Qual o seu nicho de atuação? Quem é o seu público alvo? Pois são elas que vão te ajudar a entender qual a melhor forma de se comunicar visualmente (ou não).
Se acaso você tem essas respostas, os próximos passos são:
1. Pesquisa de mercado
Sair da tela em branco é, normalmente, um desafio. Neste sentido, fazer o benchmark – ou seja, estudar sua concorrência – vai te ajudar a dar o primeiro passo. Afinal, por mais que você esteja criando a identidade visual para se destacar, existem tendências de mercado que funcionam e podem ser aplicadas ao seu negócio.
Os arquétipos são um exemplo claro disso. Resumidamente, estamos falando de padrões que ajudam a comunicar uma característica específica. Para ilustrar, repare como a comunicação da Jeep, The North Face e Go Pro tem similaridades. Isso acontece por se tratar do mesmo arquétipo: explorador.
Além disso, estudar o mercado vai te ajudar a conseguir ter maior clareza sobre o que não gosta. O que já é um passo importante na hora de começar sua identidade visual do zero.
2. Crie
Com todas as respostas e pesquisas, chegou a hora de criar. O ideal é contar com a ajuda de um designer para a execução dessa etapa. Mas, se acaso o seu orçamento ainda não for suficiente, dá para começar por conta própria com a ajuda do Canva, Adobe Express e outros softwares e inteligências artificiais.
Nesse caso, a dica é tomar cuidado redobrado para sair do senso comum e não ter uma logo igual a de outros vários infoprodutores.
3. Seja consistente
Identidade criada? O próximo passo é rever toda a sua comunicação e aplicá-la em tudo. Dos posts das redes sociais até eventos offline, o objetivo é que a sua marca seja reconhecida em qualquer lugar onde ela esteja.
Aqui, o objetivo é ser consistente. O mantra é: se o seu infoproduto vai aparecer, a identidade visual estará aplicada.
Área de membros personalizada
A aplicação da identidade visual deve, inclusive, acontecer na sua área de membros. Afinal, ela é o “ponto final” da sua comunicação. Onde os leads já são clientes e podem tanto se encantar com a sua entrega e querer comprar mais produtos, quanto se decepcionar e pedir reembolso por conta dessa primeira impressão.
Na Cademí, como já citamos, esse é um detalhe com o qual nos importamos. Tanto para a nossa marca, quanto para a dos nossos clientes. Por isso, 100% do nosso hub de membros é personalizável de maneira intuitiva. Ao criar o seu hub, você pode mudar:
- Logo;
- Cor e texto dos botões;
- Imagem da página de login;
- Banners;
- Disposição dos cursos;
Se está na tela, é possível mudar e deixar com o DNA do seu infoproduto em poucos cliques. Se você quiser saber mais, clique aqui e conheça em detalhes a nossa solução.