A importância da persona na criação do seu curso online

Por cademi

Tempo de leitura: 2 minutos

Aprenda a usar o conceito de persona para direcionar conteúdos em seu curso online e conquistar seu público-alvo.

O uso de personas é fundamental para quem deseja criar conteúdos relevantes e direcionados para o seu público-alvo. Neste artigo, vamos explorar dicas de como usar personas para estruturar os conteúdos do seu curso online. 

O que é uma persona?

A persona é o perfil do seu cliente ideal, pensada e criada de maneira humanizada. Sua criação é baseada em informações demográficas, comportamentais e psicográficas, que ajudam a compreender as necessidades, motivações e objetivos do seu potencial cliente. Dependendo do projeto, pode existir mais de uma persona para o mesmo segmento. 

Mas como criar personas? 

Para criar uma persona, identifique quem são seus clientes ideais e quais são suas características. Você pode coletar essas informações por meio de pesquisas, entrevistas e análise de dados. Dessa forma, é possível conhecer mais sobre seus hábitos, desafios, interesses e objetivos. 

Durante as pesquisas, você pode enviar um questionário com perguntas que podem parecer muito básicas, mas que vão te fornecer informações valiosas: 

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Cidade e estado;
  • Personalidade;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos diários;
  • Principais necessidades;
  • Metas, desafios pessoais e profissionais;
  • Mídias de preferência.

Caso você já tenha um curso online, vale reforçar alguns pontos para estruturar melhor sua persona:

  • Relação com a plataforma em que o curso é disponibilizado;
  • Quais conteúdos educacionais consumiu nos últimos 6 a 12 meses;
  • Dados pessoais, como ambições e interesses.

Com base nesses dados, é possível criar uma persona funcional e aumentar as possibilidades de venda dos seus cursos e produtos digitais de forma personalizada.

Neste processo, é essencial incluir o maior número de detalhes que puder. A ideia é que essa persona seja vista como um potencial cliente, uma pessoa com a qual você conversaria sobre o seu negócio na rua, e não apenas um número ou dados estatísticos obtidos em sua pesquisa. 

Para isso, dê à sua persona um rosto (mesmo que ele seja fictício ou fruto de bancos de imagem da internet), além de nome, idade e uma história robusta. Adicione seus interesses principais, suas preocupações, dores e maiores desejos. 

Crie uma pessoa com a qual você consiga dialogar, com informações suficientes para que saiba exatamente como encontrá-la e alcançá-la com facilidade. É isso que fará a diferença para estruturar as estratégias de marketing do seu curso online.

Como usar a persona para criar um curso online?

Criada a persona, é importante entender como aplicá-la da melhor forma possível no seu infonegócio. Nesta etapa, você deve responder algumas perguntas que conversam diretamente com a estratégia de marketing que vai ser implementada. Algumas questões a serem consideradas são:

  • Quais são os melhores canais para se comunicar com a sua persona?
  • Quais conteúdos essa pessoa gostaria de receber?
  • Como e quais informações podem facilitar a rotina desse cliente?

Dessa forma você garante uma comunicação eficaz, mantém o engajamento com sua audiência e define metas atingíveis a curto, médio e longo prazo. 

Agora que você sabe como criar uma persona e já entendeu sua importância na hora de desenvolver um curso online, é hora de colocar a mão na massa. Se precisar de ajuda para trazer o seu infoproduto ao mundo, conte com a Cademí. Estamos prontos para transformar seus projetos em realidade. E não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para não perder nenhuma novidade e se manter sempre bem-informado.

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