Como criar um curso para vender online: guia para quem quer começar 

Por Victória Silva

Tempo de leitura: 4 minutos
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Não é novidade, os anos de 2020 e 2021 foram ótimos para plataformas digitais. 

Após a pandemia, alguns setores sentiram o amargor do retorno às rotinas normais. O que não aconteceu com o mercado de educação online. Em 2020 as pesquisas no Google por “cursos online” teve um aumento de quase 40% e o crescimento se mantém estável desde então. 

O que significa que o mercado de vendas de cursos online segue aquecido e sendo uma boa opção para quem deseja empreender. Mas, como se inserir nesse cenário e começar a criar um curso para vender online?

Neste artigo, o time de especialistas da Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – te explica o passo-a-passo para criar o seu curso. Continue a leitura para entender: 

Como criar um curso para vender online

Antes de iniciar as gravações, existe um processo de pré-produção que é importante e não deve ser negligenciado. Pois é nele que mora parte do sucesso (ou não) do seu produto digital.

Então, comece por definir qual nicho de mercado você deseja trabalhar. Isso significa entender não apenas a sua habilidade mas, também, o recorte que dará a ela. 

Um exemplo prático: você pode entender muito sobre finanças e focar em educação financeira ou, então, em investimento na bolsa de valores. Apesar de estarmos diante do mesmo assunto, são públicos completamente diferentes. E esse tipo de recorte pode acontecer em praticamente qualquer assunto. 

Definir nicho e público-alvo

Alguns empreendedores digitais escolhem o nicho e o recorte de seus negócios por afinidade. Se acaso eu gosto de confeitaria e minha preferência são mousses, por exemplo, meus produtos digitais serão voltados para ensinar essas receitas. 

Não há nada de errado em seguir dessa forma. Mas, ela não é a única e nem a mais estratégica. 

Estudar o mercado é outro caminho possível. Apesar de ser mais trabalhoso, esse é um meio de encurtar o caminho no longo prazo. Busque entender o que funciona para o nicho que você deseja e desenha a sua persona

Responda, por exemplo: 

  • Quais as dores dessa pessoa? 
  • Por qual motivo ela se interessa por esse assunto? 
  • Quais são as motivações dela? 

Com base nisso, ficará mais fácil estruturar o conteúdo e seguir para os próximos passos. 

Como planejar o conteúdo para criar um curso para vender online

Antes de gravar, é importante planejar o conteúdo. 

E, entenda, isso não significa apenas escrever exatamente o que vai ser dito. Mas, sim: 

  • Definir o objetivo do curso;
  • Desenha a divisão de módulos, de acordo com esse objetivo;
  • Dividir o tema de cada módulo em aulas. 

Só então você pensará nas aulas individualmente. Neste momento, entenda qual o melhor formato para apresentar o conteúdo: slides, textos, infográficos… lembre-se também de buscar formas de gamificar o conteúdo. 

Para a exposição do conteúdo em si, nossos especialistas indicam que você trabalhe com tópicos do que precisam ser dito e não o texto completo. Pois, assim, você manterá uma maior naturalidade e dinamismo na aula. 

Equipamentos necessários gravar um curso

Se acaso você está adiando o seu produto digital pela ausência de equipamentos, está perdendo dinheiro. Não é necessário investir em equipamentos de cinema para começar. 

Com uma boa iluminação e uma câmera com qualidade alta que pode, inclusive, ser do seu celular e um microfone já é possível começar e ter um ótimo resultado. Conforme seu negócio amadurecer, você poderá fazer novas edições. O que, inclusive, ajudará no seu storytelling. 

Como precificar um curso para vender online

Com o curso pronto o próximo passo é vendê-lo, certo?  

Sim, mas antes disso é necessário definir o valor pelo qual o seu curso será vendido.  E, normalmente, a precificação é uma etapa que dá dor de cabeça aos produtores digitais que estão começando. 

Na dúvida, muitos acabam por copiar valores mais “tradicionais” no mercado. Os R$ 497 e R$ 997 tão populares, por exemplo. 

– Mas, então, como escolher o valor do meu curso online?

O ideal é encontrar um equilíbrio entre: 

  • Custo de produção;
  • Valor que você está oferecendo;
  • Preço de cursos similares. 

Lembre-se que o preço cobrado reflete, também, o valor que as pessoas vão ver no seu negócio. E não deixe de testar diferentes faixas de preço para encontrar o ponto ideal que o seu público está disposto a pagar.

Método de vendas e gateway de pagamento

Por fim, chegou a hora de escolher onde e como seu curso será vendido.

É possível escolher entre trabalhar no perpétuo e com lançamentos. Neste guia de lançamento digital, o time de especialistas da Cademí explicou em detalhes como funciona esse método e as diferentes possibilidades que existem dentro dele. Mas, resumidamente, no lançamento você trabalha uma preparação do público, abre e fecha o carrinho dias depois. 

Sendo assim, o produto não fica à venda por um intervalo pequeno de tempo. Enquanto no perpétuo ele fica sempre disponível para a compra. 

Para escolher entre os dois é preciso considerar uma série de coisas, entre elas estratégia e estrutura. Mas, independente disso, será necessário escolher um gateway de pagamento. Ou seja, a empresa que vai intermediar a comunicação entre o banco do seu cliente e o seu banco. São várias opções disponíveis no mercado. Entre as quais as mais populares são: 

  • Hotmart
  • Kiwify
  • Eduzz 
  • Green 
  • Ticto

Existem diferenças de funcionalidades e também de valores entre elas. Por isso, o indicado é entender qual atende melhor gateway de pagamento para suas necessidades e objetivos neste momento. 

Para vender cursos online você também vai precisar de

Além disso tudo, você também vai precisar: 

  • Estratégia de conteúdos
  • Landing Page
  • Investimento em Google e Meta Ads
cademi.com.br - criar um curso para vender online

Em resumo, você precisará investir numa boa comunicação e em testes. Com um bom planejamento em pouco tempo você fará a primeira venda e decolará o seu negócio. 

Para maiores resultados, é importante contar com as parcerias certas e as melhores estratégias. Se acaso você desejar começar da melhor maneira, conte com o time da Cademí para te ajudar. Agende uma ligação estratégica com um dos nossos especialistas e conte com a nossa ajuda.

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