Criativos que convertem: aprenda os segredos e venda mais

Por Victória Silva

Tempo de leitura: 3 minutos

Seus criativos não convertem como você gostaria? 

Muitas vezes, apesar do orçamento alto e de uma grande quantidade de impressões, os anúncios simplesmente não funcionam. Se isso está acontecendo com você, provavelmente, a “problema” está em detalhes. 

Mas, quais são esses detalhes? Neste artigo, vamos te ajudar a entender: 

O que é um criativo

Antes de mais nada, é importante entender o que é um criativo. 

No marketing digital, chama-se de criativo qualquer peça visual ou não que tenha como objetivo captar a atenção e transmitir uma mensagem clara e rápida. Isso pode ser, por exemplo, um display, carrossel, áudio ou vídeo. 

Normalmente, chama-se de criativo o que vai ser utilizado em anúncios. Seja no Google Ads, Meta Ads ou em qualquer outra plataforma. 

Então, em resumo, se você pretende fazer anúncios do seu negócio digital vai precisar fazer criativos para isso. 

Formas de criativos mais comuns

Para produtores digitais, o mais comum é trabalhar campanhas no Google e Meta. Sendo assim, existem alguns padrões de dimensões que devem ser seguidos para que funcionem melhor. 

  • Para imagens horizontal o tamanho recomendado é 1.200 x 628 e o mínimo 600 x 314;
  • No caso de imagens quadradas o tamanho recomendado é 1.200 x 1.200 e o mínimo 300 x 300;
  • Para imagens verticais o tamanho recomendado é 960 x 1.600 e o mínimo  600 x 1.067

Se acaso forem vídeos, o recomendado é que tenham 15 segundos. Mas, as plataformas aceitam vídeos de até 90. E, em comum, sejam imagens ou vídeos, a resolução máxima é de 30MB. 

Além disso, também é importante se atentar a qualidade das imagens e evitar  desfocadas, com muitos filtros e tortas.  

O que saber antes da criação 

Antes de começar a criar, é crucial entender quem é o seu público-alvo. Então, caso você não tenha sua persona definida, essa será a primeira etapa. Também é importante ter clareza sobre o objetivo da sua campanha. 

Nem sempre uma campanha de sucesso é aquela que gera vendas ou traz leads. Há casos em que você deseja trabalhar: 

Brand awareness: Fortalecimento da sua marca, ou seja, aparecer para seus potenciais clientes para que eles conheçam o seu negócio e criem uma imagem positiva dele.

Gerar vendas: Trazer leads e vendas para o seu negócio.

Lealdade: Campanha focada em quem já é seu cliente, para manter uma relação próxima.

Remarketing: Foco em quem começou a jornada de consumo e abandonou no caminho para trazer essa pessoa de volta.

Como fazer criativos que convertem

Se acaso você considerar todos os pontos já citados neste artigo, já tem grandes chances de desenvolver criativos que convertem.  Mas, também é importante se atentar ao texto, à narrativa e à identidade visual.

Para começar, no texto é importante trabalhar copies que chamam à atenção e CTAs  (call to action) claras e objetivas. No primeiro caso, uma boa saída é trabalhar com hooks (ganchos). São opções indicadas pelos especialistas da Cademí:  

  • Prova social: depoimento de clientes;
  • Prova testável: teste do seu produto/serviço (por exemplo, 7 dias grátis das plataformas de streaming);
  • Grátis: uso de iscas digitais;
  • Oportunidade relâmpago: ofertas por tempo limitado;
cademi.com.br - Criativos que convertem

Já no caso dos CTAs, o mais importante é sempre optar por verbos no imperativo, ou seja, dando e ordem exata do que você deseja que seja feito e deixar claro o porquê dessa ação ser importante.

Neste artigo, temos exemplos práticos de bons CTAs aplicados a sites de grandes empresas.

Elementos visuais

Outro ponto importante é o uso dos elementos visuais. Além de evitar imagens desfocadas, com muito filtro e tortas – como já citamos neste artigo – também são pontos importantes: 

  • Optar por tipografias legíveis e cores que deem leitura;
  • Se possível, usar imagens que mostrem o seu produto/marca;
  • Escolher cores que combinam e chamam atenção;

Com isso, o próximo passo é colocar a mão na massa. Testar e otimizar sempre. Neste sentido, vale lembrar que as métricas que devem ser coletadas variam de acordo com o objetivo da sua campanha, mas, normalmente são:

  • CTR: Taxa de cliques
  • CPL: Custo por lead
  • CPA: Custo por aquisição
  • CPC: Custo por cliente
  • CPM: Custo por mil impressões

Se acaso precisar de ajuda para converter leads em clientes, o time de especialistas da Cademí pode ajudar. O primeiro Hub de Membros do Brasil tem funcionalidades e frameworks que ajudam essa conversão a acontecer muito mais rápido do que num funil tradicional de vendas. Agende uma ligação estratégica e entenda como levar seu negócio digital ao próximo nível.

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