Hotmart e kiwify são duas plataformas conhecidas no mercado digital.
Então, se você pretende começar a vender um produto digital ou quer potencializar as suas vendas, provavelmente, vai pensar em ambas as plataformas como possibilidades. Neste artigo, vamos te ajudar a chegar a uma decisão sobre qual caminho seguir. Ao explicar:
- O que é um gateway de pagamento
- Como funciona a Kiwify
- Como funciona a Hotmart
- Diferenças entre Kiwify e Hotmart
- Prós e contras de uma área de membros gratuitas
O que é um gateway de pagamento
Em resumo, tanto a Hotmart quanto a Kiwify são gateways de pagamento.
Isso significa que são empresas que trabalham na intermediação da comunicação entre você, o seu banco e o banco usado pelos seus clientes. Para garantir que a transação será feita com segurança para ambos os lados.
Em outras palavras, ele faz as vezes da máquina de cartão dos negócios físicos. Com a diferença de, além dos cartões de crédito e débito, também processam pagamentos via:
- Paypal;
- Boleto bancário;
- Pix.
Para vender o seu produto digital, é necessário ter um gateway de pagamento. São várias opções disponíveis no mercado, você pode conhecer todas clicando aqui. Mas, as mais usadas são a Hotmart e a Kiwify. Por isso, vamos seguir com mais detalhes sobre elas.
Como funciona a kiwify
Assim como outros gateways de pagamento, a Kiwify cobra de acordo com as vendas de cada produtor digital. A taxa (valor pesquisado em julho de 2024) é de 8,99% em cima do valor do produto, acrescido de R$ 2,49 em cada venda.
Um produto de R$ 997, por exemplo, o valor recebido após os descontos será R$ 904 por venda. Para pagamentos no cartão de crédito, o prazo para o produtor receber é de 15 dias. Já no caso de boleto e pix o valor fica disponível em 2 dias.
Como funciona a Hotmart
Criada em 2011, a Hotmart é uma das pioneiras no que diz respeito à venda de cursos online. Por isso, o funcionamento é bem similar ao da Kiwify.
Por lá a taxa é de 9,90% + R$1 de cada venda efetuada.
Neste caso, na venda de um produto de R$ 997 o valor recebido seria de R$ 899.
Diferenças entre kiwify e Hotmart
Se acaso você já está tirando conclusões pela diferença financeira, é importante lembrar que existem outras diferenças entre a kiwify e a Hotmart.
Por isso, a nossa indicação é entender a maturidade do seu negócio e qual das plataformas entrega melhores funcionalidades para o seu cenário atual. Mas, uma das maiores diferenças entre elas é o trabalho com afiliados.
A Kiwify não tem nenhum marketplace para afiliados. Em outras palavras, se você desejar usar essa força de trabalho no seu negócio vai precisar encontrar e convidar os afiliados. Enquanto na Hotmart é possível deixar o seu produto disponível para os afiliados venderem – com critérios básicos ou, ainda, aprovação prévia.
Prós e contras de uma área de membros gratuitas
Tanto na Hotmart quanto na Kiwify, é possível criar também a sua área de membros.
Esse é o modelo que, no mercado, chamamos de área de membros gratuita. Afinal, você não paga para criá-la. Mas, paga pelo número de alunos que tem. Além disso, perde a possibilidade de experimentar outras possibilidades de gateways que avalie serem melhores naquele momento.
Enquanto, numa área de membros independente você pode testar possibilidades e estratégias diferentes. Sem contar, pontos como:
- Gestão total dos alunos;
- Comunicação 100% personalizada;
- Estratégias exclusivas;
- Funcionalidades mais desenvolvidas e atualizadas.
Na Cademí, por exemplo, o valor cobrado é o mesmo independente da quantidade de alunos que você tenha dentro da sua área de membros. Com isso, é possível aplicar o exclusivo funil diamante e passar a vender muito mais.
São inúmeras possibilidades a serem aplicadas. Entre as quais se destacam: poder vender para alunos de isca digital, trabalhar a divulgação de novos produtos num ambiente onde 100% da atenção do seu aluno está no seu negócio, fazer vendas mais rápidas.
Essa é a mágica das áreas de membros independentes.
Se acaso você quer começar, mas ainda tem dúvidas, conte com a ajuda dos especialistas da Cademí. Basta clicar aqui para agendar uma conversa estratégica e entender em detalhes como virar o jogo do seu negócio digital.