Produto pronto, chegou a hora de vender.
É nesse momento que quem tem um negócio digital, normalmente, encara um grande desafio: como encontrar alunos? Existem inúmeras estratégias de marketing digital não só sobre como encontrá-los, mas também a respeito de como vender mais cursos e nossos especialistas já falaram sobre todas elas aqui no blog da Cademí. Mas, hoje, queremos te alertar: você não precisa ficar preso apenas a elas.
O mercado de vendas, em si, tem técnicas que funcionam e podem ser replicadas ou adaptadas. É o caso do Inside Sales. Se acaso você nunca ouviu falar nessa possibilidade, provavelmente, está perdendo dinheiro.
Então, continue a leitura para descobrir:
- O que é inside sales
- Como aplicar inside sales para produtos digitais
- A importância de vender dentro da área de membros
O que é Inside Sales
No mundo das vendas tradicionais, estamos falando de uma estrutura de vendas remotas. Em que, basicamente, o time comercial não vai presencialmente até o cliente e faz tudo online. Seja por telefone, e-mail ou videochamada por exemplo.
O que é bem diferente de telemarketing.
Afinal, a abordagem do telemarketing, normalmente, é invasiva. Quando seu telefone toca, você não deseja comprar aquele produto ou atender àquela ligação. Enquanto no inside sales a ideia é falar apenas com quem quer o seu produto ou serviço. Com horário marcado e entendendo a demanda individual de cada possível cliente atendido.
Só para ilustrar, todos os clientes da Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – são atendidos através de uma estratégia baseada no inside sales. O contato é feito apenas com os leads que chegaram até o time de vendas desejando mais informações. Então, eles têm interesse em agendar uma ligação e conversar com um especialista.
Inside sale para produto digital
Parafraseando Lavoisier, no mercado digital nada de cria, tudo se adapta.
Então, apesar do seu negócio não ter vendas presenciais, essa é uma estratégia que ainda pode ser usada. Assim como na Cademí.
No caso de produtos digitais, é possível aplicar o inside sales através do Inbound Marketing. Em outras palavras, você cria uma isca digital para conseguir leads qualificados e quentes e, então, faz o contato oferecendo o seu produto.
Se caso você não tem um time de vendas, é possível trabalhar apenas com e-mails ou mensagens no WhatsApp. Cada fluxo de comunicação é único, mas para ficar mais fácil de entender, algumas possibilidades são:
- Após um período considerável para o consumo da isca digital, fazer um contato falando sobre uma possível dor/dúvida que a pessoa ficou e nele citar o seu produto digital;
- Criar uma newsletter sobre o tema e, nela, fazer referência ao seu produto;
- Entrar em contato oferecendo uma condição especial;
Para que funcione bem, o segredo está em como você segmenta os seus leads. Quanto melhor forem separados em grupos que têm similaridades, mais assertiva será a sua abordagem e maior as chances de vendas. São possíveis segmentações, por exemplo:
- Características demográficas;
- Interesses;
- Fonte de aquisição (como ele chegou até você);
Além dessa forma de trabalhar o inside sales, que é mais tradicional, existe outra adaptação possível.
Vender dentro da sua área de membros
A área de membros é um ótimo lugar para fazer vendas. Afinal, quem está consumindo o seu produto está no meio da jornada de aprendizado, vivendo um momento de empolgação e curiosidade. Se a pessoa descobre outro produto que vai ajudar ainda mais, há uma grande chance de fazer a compra sem precisar passar por todas as etapas do funil de vendas.
E isso funciona tanto para clientes pagantes quanto para os de isca digital – já que, no caso da Cademí, a quantidade de alunos não interfere no valor pago à plataforma.
Essa adaptação do inside sales é o que, por aqui, chamamos de Funil Diamante. Funciona assim: dentro de um Hub de Membros feito na plataforma da Cademí, todos os alunos conseguem ver 100% dos conteúdos disponíveis. O que ele tem acesso fica sinalizado com um cadeado aberto e, o que não tem, com um cadeado fechado e o link direto para a compra.
Dessa forma, quem acessa fica curioso para conhecer aqueles outros produtos, acessa e em muitos casos efetua a compra. Entre os clientes, essa estratégia já levou aluno de isca digital direto para mentoria e rendeu R$ 180 mil em vendas em dois meses, sem nenhum investimento em tráfego pago.
Se acaso você precisa de ajuda para conseguir vender mais, conte com a Cademí. Mais do que montar o seu Hub de Membros, você terá apoio do time do Sucesso do Cliente em toda a sua jornada empreendedora. Com dicas, sugestões e insights valiosos. Clique aqui para saber mais e falar com um especialista.