Trabalhar com lançamento digital é uma das estratégias mais usadas por empreendedores digitais. Não à toa, afinal esse é um dos modelos que mais trazem resultados no mercado atual.
Você, provavelmente, já foi impactada por algum lançamento e percebeu a efetividade dessa estratégia. E, por isso, quer implementá-la no seu próximo produto digital. Neste artigo, vamos te ajudar a fazer isso da melhor forma possível. Ao explicar:
- O que é um lançamento digital
- Quatro pilares do lançamento digital de sucesso
- Tipos de lançamentos digitais
- Fases de um lançamento digital
- Quanto é necessário investir nessa estratégia
O que é um lançamento digital
Em resumo, esse é um modelo de vendas originado nos Estados Unidos pelo empresário do marketing Jeff Walker. Com a Product Launch Formula™, ou fórmula de lançamento em português, ele mudou a realidade da família nos anos 90.
Nos anos 2000, a estratégia chegou ao Brasil pelas mãos de Érico Rocha. E, desde então, é replicada e adaptada todos os dias por empreendedores digitais.
No decorrer dos anos, inúmeras possibilidades de lançamentos digitais foram criadas. Mas, em comum, todas acontecem num período de tempo curto (que varia de acordo com o modelo de lançamento) e com estrutura baseada em quatro pilares principais:
- História
- Escassez
- Gatilhos mentais
- Estímulos à ação
Apesar de um período menor de vendas, notou-se que trabalhando com essa estratégia duas vezes ao ano é possível conquistar mais vendas do que mantendo o carrinho aberto ininterruptamente.
Mas, o que significam os pilares do lançamento digital?
1. História
Você está andando na rua, alguém te aborda para entregar um panfleto.
Seu telefone toca, pelo número já dá para saber que é telemarketing.
Nessas e outras situações parecidas, o que acontece? Você foge, afinal já sabe que se trata de uma oferta de algum produto ou serviço. Para que o mesmo não aconteça com o seu produto digital, é necessário se aproximar do público e fazê-lo sentir interesse. A melhor forma de fazer isso, é através de um bom storytelling. Uma boa história.
Independente do lançamento escolhido, existe um período de “aquecimento” do público. É nele que você, que já deve ter uma presença digital constante, começa a montar sua narrativa e explicar o que é o seu produto, porque ele é importante e como vai ajudar quem o adquirir.
Para ser efetivo, coloque o seu cliente no centro e não o seu produto. Foque nas dores e necessidades e, só então, mostre a solução. A ideia não é vender o produto, mas, sim, a solução que está nele.
2. Escassez
Com exceção do perpétuo (explicaremos mais abaixo), todos os lançamentos trabalham o senso de urgência em suas narrativas. Isso ajuda não só tomada de decisão, mas, também, na criação de percepção de valor.
Aqui, é importante entender quem é o seu público e qual o seu produto antes de escolher qual gatilho usar. Só para ilustrar, um produto de ticket baixo dificilmente poderá ter um desconto agressivo para os primeiros clientes.
3. Gatilhos mentais
A escassez, por si só, é um gatilho mental. Mas, não é o único que pode ser trabalhado durante um lançamento. Também são opções:
- Autoridade: mostre que você entende do assunto através de conquistas, prêmios, cursos, etc;
- Prova social: se acaso você tiver outros produtos digitais, mostre o que as pessoas disseram sobre eles e como tiveram suas vidas transformadas;
- Exclusividade: sejam poucas vagas, condições exclusivas ou outras ofertas, dê a sensação de ser algo para poucas (e importantes) pessoas;
Quanto mais você conhecer sua persona, mais fácil será identificar quais gatilhos funcionarão.
4. Estímulos à ação
Também chamado de CTA (call to action, em inglês), o estímulo para a ação precisa fazer parte da sua comunicação de forma estratégica. Mas, não basta inserir um botão de “compre agora”. É importante entender o contexto de cada comunicação e qual a melhor maneira de fazer o seu público se engajar.
Seja qual for o formato, três coisas são regras: o CTA deve ser único, claro e escrito no imperativo.
Tipos de lançamentos digitais
Lançamento tradicional
No geral, os lançamentos tradicionais duram 60 dias. Período em que o produtor digital vai aquecer a audiência, trabalhar tráfego pago e orgânico e iscas digitais como, por exemplo, lives e aulas gratuitas. E, só então, abrir o carrinho por um período pré-determinado.
Lançamento semente
O lançamento semente é uma boa possibilidade para quem deseja testar um produto enquanto o desenvolve. Já que nessa estratégia de pré-lançamento em que você oferece vantagens a quem comprar antes do lançamento.
Torna-se possível, então, saber se há adesão e capitalizar a verba para o lançamento oficial.
Lançamento meteórico
Em resumo, tem uma comunicação focada em escassez, antecipação e pertencimento. O lançamento meteórico acontece em, no máximo, 15 dias. O objetivo é aquecer o público e fazer a venda em poucos dias.
Lançamento perpétuo
Diferente das outras opções, no perpétuo você apresenta seu produto digital para sua base e novos leads sem uma data específica para o carrinho ser encerrado. Em outras palavras, o produto fica sempre disponível para compra.
Neste caso, o ideal é testar o produto e escolher estrategicamente uma opção que possa ser usada em outros lançamentos – como upsell, downsell ou cross selling.
Fases de um lançamento digital
Em resumo, um bom lançamento se divide em quatro etapas. Sendo a primeira a etapa de definição e pesquisa de mercado que, a depender do grau de maturidade do seu negócio, você já terá as respostas para pular para as próximas.
Durante o pré-lançamento, você já está falando diretamente com o seu público. Esse é o momento de criar a narrativa e despertar interesse. Nesse cenário, podem fazer parte da sua estratégia:
- Aulas gratuitas ao vivo;
- Lista de espera;
- Ebooks;
- Masterclasses gratuitas;
- Sessões de perguntas e respostas no Instagram.
Em outras palavras, tudo o que aproximar o público e mostrar o valor do seu produto é bem-vindo. Também é no pré-lançamento que você vai divulgar o valor da sua oferta e a data de abertura e fechamento do carrinho e trabalhar muito com tráfego pago para atrair potenciais clientes.
Em seguida, no lançamento, é a hora de vender. Durante os dias de carrinho aberto, o uso dos gatilhos mentais (que citamos anteriormente) podem impulsionar muito as suas vendas. Por último, após as vendas serem encerradas o trabalho deve continuar. Tanto com a análise das métricas quanto com atendimento e relacionamento com os clientes – já pensando em vendas futuras.
Quanto investir nessa estratégia
Não existe um custo certo de fazer um lançamento digital. O valor varia de acordo com diversos fatores como, por exemplo, o valor de aquisição do seu lead e as ferramentas que serão utilizadas.
Quanto mais complexo for o lançamento, mais custoso ele será.
Aqui, vale ressaltar a importância de continuar trabalhando os leads conquistados após o lançamento. E, assim, rentabilizá-los em estratégias futuras. Na Cademí, primeiro Hub de Membros do Brasil, não existe limitação na quantidade de usuários que você coloca na sua plataforma. Deste modo, é possível inserir todos os leads de isca, por exemplo, na área de membros e fazer vendas internas a qualquer momento.
Em um case que gostamos de citar, o produtor digital fez uma venda de mentoria direto para um lead de isca. Pulando várias etapas e fazendo uma venda que, normalmente, demoraria meses para ser ofertada.
Se acaso você deseja fazer um lançamento e contar com a melhor plataforma para impulsionar o seu negócio, agende um horário com um dos especialistas da Cademí e entenda como podemos te ajudar.