Principais erros cometidos durante a criação de um curso online 

Por cademi

Tempo de leitura: 3 minutos

Está em processo de criação de um curso online?

Essa é, de fato, uma maneira eficaz de monetizar o seu conhecimento. E, não só isso, conseguir alcançar um público maior do que conseguiria  atingir presencialmente. No entanto, não basta ter um conhecimento. Quando o processo de transformá-lo em um produto digital começa, é normal que dificuldades surjam e neste momento muitos produtores cometem erros que podem comprometer o seu sucesso de seus negócios.

Na Cademí, primeiro Hub de Membros do Brasil, estamos sempre em contato com produtores digitais dos mais diferentes tamanhos e níveis de maturidade. Por isso, conhecemos esses erros comuns. Neste artigo, vamos te ajudar e evitá-los durante a criação do seu curso online.

 5 erros para evitar durante a criação de um curso online 

1. Não compreender as necessidades do público-alvo

Antes de mais nada, é preciso entender com profundidade as necessidades e preferências do público-alvo. Por isso, o primeiro passo deve ser realizar uma pesquisa detalhada para identificar os interesses e as demandas da sua persona. Busque descobrir:

  • Dores e desejos;
  • Preferências de consumo;
  • Habilidades e conhecimentos prévios;

Dessa forma, você não vai começar a criação do seu curso do zero. Visto que já saberá, por exemplo, qual a profundidade que o seu conteúdo deverá ter e o melhor formato. Durante a pesquisa, busque tirar todas as duas dúvidas sobre os aspectos que vão tornar o seu conteúdo mais personalizado e relevante. Afinal, quanto mais personalizado for maior será o engajamento e a satisfação dos alunos.

2. Plataforma inadequada para hospedar o curso online

Seu conteúdo é o mais importante no seu negócio digital. Então, porque colocá-lo em qualquer lugar?

A plataforma onde seus alunos vão acessar ao conteúdo precisa ser escolhida com cuidado. Mas, muitos infoprodutores tomam essa decisão de última hora ou no impulso. Reserve um tempo para conhecer as opções de área de membros e entender quais delas atendem às suas necessidades específicas.

+ Vale a pena escolher uma área de membros gratuita?

Entre outras coisas, avalie as funcionalidades oferecidas e considere aspectos como por exemplo:

  • Personalização;
  • Facilidade de uso;
  • Suporte técnico;
  • Taxas cobradas;
  • Limites de alunos;
  • Integração com outras ferramentas;
  • Recursos de interação com os alunos.

3. Falta de engajamento e interação com os alunos

Em comum, os dois pontos anteriores ajudam a aumentar o engajamento com os alunos. E esse ponto deve ser considerado em todos os momentos. Crie um ambiente de aprendizado que motive e engaje seu público e, sempre que possível, estimule a participação ativa da comunidade.

Isso pode ser feito tanto através de gameficação quando do uso de fóruns de discussão, sessões de perguntas e respostas ao vivo, feedback personalizado, atividades práticas, etc. 

Além disso, é importante estar disponível para responder dúvidas e fornecer um suporte contínuo. Afinal, p engajamento dos alunos não apenas aumenta a qualidade da experiência de aprendizado, mas também promove a retenção do público e a recomendação do curso para novos clientes.

4. Não realizar um planejamento adequado do conteúdo

Como está o planejamento do seu conteúdo?

Essa é outra etapa que, normalmente, é negligenciada. E que afeta diretamente na qualidade do seu produto digital. Então, busque pensar no conteúdo de forma estruturada e considerar tanto os seus objetivos quanto dos alunos. Além disso, é interessante dividir os conteúdos em módulos, estabelecer uma sequência lógica e construir uma trilha de aprendizado. 

Além disso, é importante utilizar uma linguagem clara e acessível.

5. Falta de estratégias de marketing eficientes

Por fim, muitos produtores digitais preparam o conteúdo e esquecem de alinhar quais serão as estratégias de marketing utilizadas para promovê-lo. Seu conteúdo é o mais importante, mas somente ele não garante vendas.

Seu produto precisa ser descoberto e, em seguida, comprado.

E, para isso, é importante investir em estratégias de divulgação efetivas. Redes sociais, marketing de conteúdo, tráfego pago, parcerias com influenciadores e otimização para mecanismos de busca são algumas opções.

Se planeje e acompanhe o seu curso online de perto

Se acaso você estava prestes a cometer algum desses erros, tire um tempo para revisar a criação do seu curso digital. E, além disso, lembre-se que você pode contar com a ajuda do time de especialistas da Cademí.

Nossa equipe é formada por profissionais capacitados para te ajudar a entender o mercado e as melhores estratégias para vender mais. Clique aqui e agende uma conversa estratégica e leve o seu negócio para o próximo nível

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