Isca digital: como usar conteúdos gratuitos para atrair alunos

Por Victória Silva

Tempo de leitura: 5 minutos
5/5 - (1 voto)

Nos últimos 10 anos, o mercado de produtos digitais vive um crescimento exponencial. Só no Brasil, em 2022 a Connect Soluções Digitais registrou um crescimento de 103%. 

Entre outras coisas, isso significa que outros negócios digitais querem atrair os mesmos clientes que você.

Por isso, quem deseja vender cursos online precisa cada vez mais de estratégias estruturadas. Neste outro post, compartilhamos dicas do time de Sucesso do Cliente da Cademí sobre como fazer isso. Entre elas estão, por exemplo, trabalhar com orderbump, upsell e a estratégia de esquenta cartão. Mas, isso não é tudo.

Antes de chegar neste estágio é importante conquistar leads – ou seja, o contato de pessoas que podem se interessar no seu produto. E uma das formas de fazer isso é usar criar iscas digitais. 

Se acaso você não conhece e aplica essa estratégia, continue a leitura para entender:

O que é uma isca digital?

Você, provavelmente, já passou por uma isca digital em algum momento.

Um e-book, masterclass e, às vezes, até um curso completo totalmente gratuito. Em que, para ter acesso, é necessário fazer um cadastro com nome completo, e-mail e telefone de contato. Os dados necessários podem mudar de acordo com a necessidade, mas por via de regra são esses.

A ideia aqui é oferecer algo de valor e, em troca, conseguir algo tão valioso quanto: o contato de alguém que quer aprender o que você quer ensinar.

Com os dados em mãos, você pode tanto incluir esse contato no seu fluxo de e-mails marketing quanto direcionar campanhas de tráfego mais específicas para essas pessoas.  Além disso, o que você talvez não saiba é que também existe a possibilidade de inserir esses alunos de iscas gratuitas na sua área de membros. E, com isso, gerar vendas muito mais rápido e com um custo muito menor. 

Formatos de isca digital

Uma isca digital pode ter, basicamente, qualquer formato que produtos digitais já têm normalmente. Sendo assim, o ideal é conhecer a sua persona e saber qual formato ela tem preferência de consumir e terá mais aderência.

Além disso, claro, entender também qual dos formatos é o ideal para a sua produção. Entre as opções estão:

Ebook: provavelmente, o formato mais popular. Os ebooks são uma forma de aprofundar o assunto que já foi abordado em um conteúdo de blog, youtube, etc. Normalmente, os ebooks têm a abordagem de guias e ensinam a executar alguma coisa.

Por exemplo: como cuidar de orquídeas ou como decorar sala de apartamento pequeno.

Infográfico/pesquisa: se acaso você trabalha com dados, infográficos e pesquisas podem ser uma opção. Eles podem ser apresentados em forma de ebook, mas nesse caso um estudos dos dados coletados por você ou uma leitura que você fez sobre dados de terceiros.

Webnários: em resumo, estamos falando de um seminário que acontece online. Então, você marca um dia e horário para entrar ao vivo e compartilhar determinado conhecimento. Pode, também, ser mais de um dia se achar válido.

Documento/planilha editável: a sua área de trabalho usa muitas planilhas? Então, disponibilizar um documento com todas as automações pode ser uma ótima ideia.

Por exemplo: planilha para calcular as compras necessárias para uma encomenda ou os gastos mensais de uma família.

Vídeos: assim como os ebooks, os vídeos também são bem tradicionais. Afinal, é um formato que não tem erro na hora de consumo. O vídeo pode ser uma aula, estudo de caso, compilado de dicas.

Como criar uma isca digital eficaz

Convencido de que vale a pena ter iscas para o seu negócio digital? 

Então, o próximo passo é desenvolvê-las. O segredo para uma isca bem sucedida é que ela, de fato, entregue valor. Não adianta, por exemplo, criar um PDF com três páginas e chamá-lo de e-book. Seus leads vão ficar frustrados e ter uma má impressão do seu negócio. 

O sentimento precisa ser “se eu aprendi isso de graça, imagina se eu pagar”.

Além disso, outra questão importante é a sua landing page. A página de captação de dados tem que ser breve e explicativa. Não tente vender mil coisas e nem mandar  o usuário para mil lugares. O CTA (call to action ou, em português, chamada para ação) é um só: o cadastro. 

Com isso em mente, na hora de criar o produto busque as seguintes respostas: 

  • Quem é o seu público e o que ele precisa?
  • Como ele gosta de consumir conteúdos?
  • Será que a necessidade dele pode esperar uma data ou uma entrega instantânea é o que ele busca?

Por fim, lembre-se da importância de colocar a sua identidade visual nesse produto e faça testes e ajustes quantas vezes forem necessárias. 

Landing page de sucesso

Independente do formato escolhido, você precisará de uma landing page.

Em outras palavras, uma página para onde os interessados na sua isca digital serão levados e onde vão preencher os dados que garantem o acesso a ela. Diferente de um site, neste caso todo o conteúdo é feito para capturar a atenção dos visitantes e convertê-los.

Por isso é importante ter um design simplificado, uma oferta clara, um bom copywriting com título claro e atraente e um bom CTA.

A primeira dobra, ou seja, a primeira parte que será vista antes do usuário das scroll, é a mais importante. Concentre nela, então, a sua promessa ou o que há de mais importante. Isso porque, de acordo com o fundador da empresa Conversion XL, Peep Laja, a primeira dobra retém 80% da atenção de um visitante. Sendo assim, é nela que você ganha o seu lead. Além disso, não esqueça de:

  • Ter um formulário simples e objetivo;
  • Inserir prova social, se houver;
  • Garantir que a página está otimizada para dispositivos móveis;
  • Usar vídeos e boas imagens;
  • Garantir que o carregamento da página seja rápido.

Como usar conteúdos gratuitos para atrair alunos

Na Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – nós chamamos essa estratégia de Funil Diamante. E entre nossos clientes, temos inúmeros cases de sucesso que nascem do uso de isca digital dentro da área de membros. O que acontece, principalmente, por não cobrarmos pela quantidade de alunos que um negócio digital tem. 

Em outras palavras, é possível colocar todos os seus alunos de produtos gratuitos no mesmo ambiente dos pagantes. Sem qualquer custo. 

Na prática, o aluno da sua isca digital é totalmente inserido no universo do seu negócio. E conhece tudo o que você tem para oferecer no momento em que está consumindo o seu produto, ou seja, no ápice do encantamento e da empolgação. Não tem hora melhor pra vender, concorda?

cademi.com.br - engajar os alunos do seu curso online

Por aqui, já tivemos casos de leads de isca digital que compraram mentoria dentro da área de membros. Ou seja, um lead de baixíssimo custo (às vezes até orgânico) comprando um produto de dezenas de milhares de reais. Que, num funil tradicional, demoraria meses para ser sequer oferecido. Em outro caso, em dois meses inserindo alunos de isca digital em sua área de membros da Cademí, um produtor faturou R$180 mil em vendas internas. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!