Onde vender cursos online: os gateways de pagamento mais usados

Por Victória Silva

Tempo de leitura: 5 minutos
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Quem quer aprender uma nova habilidade ou aprimorar um conhecimento, normalmente, vê a internet como sua principal ferramenta para esse crescimento. De olho nesse comportamento, um novo mercado se desenvolveu ao longo da última década e vive em ascensão. A vender cursos online

Num primeiro momento, essa possibilidade se apresenta como uma forma de renda extra. Mas, em muitos casos, torna-se um negócio que leva à independência financeira.  Para isso, no entanto, é preciso saber por onde começar.

Neste artigo, vamos esclarecer um dos pontos principais na sua jornada de empreendedor digital: onde vender cursos online. Vamos te explicar:

  1. Onde vender cursos online
  2. O que é a:
    Hotmart
    Eduzz
    Greenn
    Ticto
    Kiwify
  3. Gateways de pagamento vs. área de membros
  4. Como começar a vender cursos online
  5. O que é um Hub de membros

Onde vender cursos online

Do e-book à mastermind, quem tem algo para ensinar encontra um leque de possibilidades de produtos digitais que podem ser produzidos e vendidos. É, não só a chance de criar um negócio digital, como também de ajudar a democratizar cada vez mais o acesso ao conhecimento.  

E você pode ensinar qualquer coisa. Da receita de um recheio de bolo ou uma especificidade muito maior, por exemplo, provavelmente existe querendo aprender o que você quer ensinar.

Neste artigo, já ensinamos como criar um produto digital. Em seguida, com o produto pronto, é hora de escolher onde vendê-lo. A boa notícia é que a tecnologia tem acompanhado o crescimento do mercado da venda de cursos online. Em outras palavras, são inúmeras as plataformas onde é possível fazer a venda do seu conteúdo. Conhecidas como gateways de pagamento, essas empresas são responsáveis por intermediar a comunicação entre você, seu cliente e o banco usado por ele. Para garantir que a transação será feita com segurança para ambos os lados.

Pense que num negócio físico, você tem a maquinha de cartão. No caso de um negócio digital, os gateways suprem essa necessidade. Com a diferença de, normalmente, além do cartão de crédito e débito, também processarem pagamentos via:

  • Paypal;
  • Boleto bancário;
  • Pix. 

São inúmeras possibilidades de empresas que cumprem esse papel, as mais usadas por produtores digitais, no entanto, são:

Hotmart

Criada em 2011, a Hotmart foi uma das pioneiras no que diz respeito à venda de cursos online. A plataforma é, então, uma das mais populares. É possível vender cursos, mentorias, e-books, etc. A cada venda, a cobrança é de 9,90% + R$1. E você pode contar com afiliados que vão trabalhar vendo o seu material em troca de uma comissão. 

Eduzz

O funcionamento da Eduzz é bem similar ao da Hotmart. Com ambiente para especialistas e vendedores afiliados e uma taxa por curso vendido. Que, neste caso, é de 4,90% + R$ 1 por venda.  

Greenn

A plataforma da Greenn também funciona de maneira similar. A taxa padrão é de 4,99% + R$1 a cada nova venda. Mas, há variações para vendas de produtos HighTicket, vendas feitas através de afiliados e pagamentos internacionais. Além disso, existe um valor para o processamento de saque.

Ticto

Além dos produtos digitais, a Ticto oferece também a possibilidade de venda de produtos físicos. Por lá a taxa é de 6.99%+ R$2,49 por venda.

Kiwify

A plataforma mantém o mesmo padrão de cobrança das anteriores. A taxa por venda é de 8.99% + R$2,49. 

É importante entender que para além das diferenças de valores, cada uma das plataformas têm diferentes modelos de negócio e atendimentos. Por isso, é necessário aprofundar seus conhecimentos antes de escolher em qual delas fazer a venda do seu curso online. Para entender qual atenderá melhor às suas necessidades.

Gateways de pagamento vs. área de membros

Outra questão relevante é a diferença entre todas essas (e outras) plataformas de pagamento e a sua área de membros.

Resumidamente, todas as empresas citadas anteriormente são opções de para onde levar o seu cliente para efetuar o pagamento do seu curso. Elas irão cuidar da comunicação com o banco dos seus alunos. E garantir que as transações sejam efetuadas com sucesso e segurança. 

Acontece que depois do pagamento efetuado, o próximo passo é a entrega do material. Como já explicamos aqui, ter uma área de membros estilo Netflix é uma forma de fidelizar os alunos e garantir novas vendas. Em alguns casos, existe a possibilidade de hospedar o seu curso na mesma plataforma onde o pagamento foi feito. 

Mas, é importante verificar quais são as condições para isso e as limitações que você enfrentará.

A Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – trabalha exclusivamente com a entrega do seu conteúdo aos alunos. Entre outras coisas, oferece a possibilidade de você criar uma plataforma totalmente customizada com a identidade visual do seu negócio digital e a gamificação do curso. Outro diferencial é o atendimento humanizado em todas as etapas do processo, para garantir o seu sucesso.

+ O que a área de membros da Cademí pode te oferecer?

Além disso, ainda há integração automática com mais de 40 opções de gateways de pagamento (todos os citados anteriormente estão na lista). Você pode conversar com um dos especialistas da Cademí, para entender em detalhes tudo o que podemos fazer pelo seu negócio digital, clicando aqui.

Como começar a vender cursos online

Além disso, outros pontos precisam ser considerados na hora de começar a vender cursos online. Na Cademí, por exemplo, toda a sua jornada é acompanhada de perto pelo time de Sucesso do Cliente. A qualquer momento, você pode chamá-los num grupo exclusivo no WhatsApp para tirar dúvidas, esclarecer questões estratégicas, etc. 

Voltando ao início da jornada, nossos especialistas destacam dois como os principais. 

  • Estudar o mercado; 
  • Entender o seu público.

Você pode conferir todos os detalhes clicando aqui. Mas, em resumo, estamos falando sobre testar a sua ideia de produto, através de uma opção com ticket mais baixo, para entender se há adesão. Também neste momento, aproveitar para entender quem é o seu cliente e quais são as dores dele.

É importante, ainda, pensar no uso das redes sociais. Pois, normalmente, é através delas que você terá o primeiro contato com possíveis alunos e, com estratégias de marketing digital, vai conseguir transformá-los em leads e depois em clientes.

Neste sentido, vale a pena investir em técnicas como conteúdo otimizado para SEO, isca digital e mídia paga, por exemplo. A forma de trabalhar varia de acordo com o público que você deseja atingir. Então, busque entender em quais redes sociais ele está, quais conteúdos gosta de consumir e com o que se conecta. Quanto mais detalhes você tiver, mais certeira será a sua comunicação.

O que é um Hub de membros

Além de todas as estratégias compartilhadas pelo time de Sucesso do Cliente da Cademí, outra forma de vender mais é investir num Hub de Membros. Ou seja, ter um espaço 100% com a sua identidade visual onde seus alunos encontram todos os seus produtos, adquiridos ou não por eles, é uma maneira de fazer novas vendas para quem já é cliente.

Se acaso você quiser entender melhor, acesse o site da Cademí ou entre em contato e fale com um dos nossos especialistas.

cademi.com.br - onde vender cursos online

* Valores pesquisados em junho de 2024, sujeito a mudanças.

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