Em inglês, CTA é a sigla para “call to action”.
No mundo do marketing digital, essa é uma expressão bem popular. Em português, a chamada para a ação. Então, talvez você já tenha ouvido falar ou até use no seu dia-a-dia. Afinal, estamos falando de uma das estratégias mais simples de serem executadas e, por isso, mais utilizadas para conquistar clientes e gerar vendas.
Mas, será que você sabe fazer CTAs que vendem?
O que é um CTA
Não há forma mais simples de resumir do que já fizemos neste artigo. CTA é, de fato, um chamado para ação.
Em outras palavras, uma frase que busca chamar a atenção do usuário e instruí-lo sobre qual o próximo passo em sua jornada de consumo. Só para ilustrar, são chamadas para ação o “leia mais” que você encontra no site de notícia e, também, o “obter oferta” nos anúncios do Instagram.
Para o seu negócio digital, um CTA será necessária na:
- Landing page da sua isca digital;
- Página de vendas;
- Oferta de upsell ou oderbump na página de checkout;
- E, também, nos conteúdos de redes sociais.
Como já foi dito, essa é uma estratégia muito popular. Tanto pela simplicidade, quanto pela eficiência.
Em geral, eles aparecem em botões e links. E, por isso, os textos são mais curtos e objetivos. Mas, não dá para criar um botão colorido com “comprar agora” e acreditar que esse é um call to action que vende. Não é bem assim.
Como escrever um bom CTA
Ser curto e objetivo é, sim, o primeiro passo para um CTA que converte vendas. Mas, esse pequeno texto precisa fazer parte de um contexto maior. Ele é o ponto final de uma jornada – para o usuário e também para você.
Aqui, vale destacar que um CTA é apenas um (mesmo!). Não use mais de uma ação, isso deixará o seu usuário confuso e, consequentemente, trará abandonos.
Mas, isso não é o suficiente para um bom call to action. Na hora de fazer chamadas para ação para o seu negócio digital, lembre-se de:
- Usar verbos no imperativo, ou seja, dando e ordem exata do que você deseja que seja feito (por exemplo: compre, clique, assine, garanta);
- Deixar claro o porquê dessa ação ser importante (últimas vagas, poucas horas de oferta, benefícios exclusivos, etc);
- Optar por elementos visuais que chamam a atenção;
- Lembrar de quem é a sua persona e o que ela precisa;
Outro ponto importante, aliás, é pensar no local onde o seu CTA vai ser usado. Um texto de Instagram não é igual a um texto de site. Mesmo que estejamos falando de uma frase de poucas palavras. Adapte seu texto ao local onde ele será vinculado.
5 exemplos de CTA na prática
- “Comece agora”, no site da Cademí;
- “Verificar elegibilidade”, no site do Gympass;
- “Frequentemente comprados juntos + adicionar ambos ao carrinho”, nas páginas de produto da Amazon;
- “Restam só 2 opções no nosso site + vou reservar”, nas páginas de hospedagem do Booking;
- “Compre agora no app, é mais rápido e fácil”, no banner do site do Mercado Livre.
Repare como, em comum, todos são direcionados para o que a empresa espera do cliente, pensam na dor e contextualizam o local onde estão inseridos.
No caso do Booking, por exemplo, o alerta de poucas unidades deixar a reserva mais urgente. Enquanto na Amazon, a dica amiga mostra que você vai precisar de algo além do que imaginava. Em ambos os casos, melhor não perder a chance né?
CTA dentro da área de membros
Outro exemplo dessa necessidade de adaptação, para quem tem negócios digitais, é a possibilidade de inserir chamadas para ação dentro da área de membros.
Nesse caso, é provável que a ideia seja engajar os alunos nas aulas. E a forma de fazê-lo não será a mesma de vender o seu conteúdo. Para quem utiliza a Cademí – primeiro Hub de Membros do Brasil – existe ainda a opção de vender para quem já é aluno com o uso de banners dentro do ambiente de ensino.
Há casos de clientes Cademí que converteram mais de R$ 100 mil em vendas. Apenas através do uso de CTAs estratégicas, dentro da área de membros.
Se acaso você quiser aplicar o que aprendeu aqui, lembre-se de se atentar ao contexto onde a sua CTA está e qual formato da comunicação. Em um banner dentro da área de membros, por exemplo, o espaço para textos é bem menor do que um e-mail. O ideal é que o receptor já esteja, então, pronto para a compra. Seja por sentir e querer resolver aquela dor ou por entender que se trata de uma oportunidade imperdível. Opte por textos muito mais direcionados e personalizados.